x

Empresarial

O que uma Consultoria Financeira pode fazer por sua empresa?

Os benefícios na contratação de uma empresa de Consultoria Financeira, podem alavancar empresas!!!

09/01/2018 17:11:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que uma Consultoria Financeira pode fazer por sua empresa?

O que uma Consultoria Financeira pode fazer por sua empresa?

 

Cada caso um caso, quando uma empresa independente de seu porte é carente de informações de gestão, com certeza, muitas verdades poderão ser apresentadas, mas vamos lá.

Temos que nos atentar ao perfil da consultoria ou consultor que estará sendo contratado, é importante ver o nível de formação acadêmica e vivencia empresarial (profissional), para que não hajam frustações com as expectativas, quanto mais “cases” tendem a ser melhores os resultados dos serviços. Outro ponto importante na contratação, é em caso de um Consultor autônomo (mesmo com grande experiência), se o mesmo esta no mercado exclusivamente para prestar Consultoria, ou apenas aguardando uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho, isso pode impactar negativamente aos trabalhos uma vez iniciados e com certeza serão abortados.

Uma informação importante ao contratante: Não espere “mágica”; o trabalho será com base nos dados de sua empresa, transformando-os em informações e na sequência consolidando-os e gerando alguns informes; diante disso é possível passar a fazer comparativos (após ter parâmetros), aí sim o trabalho passa a ser visto.

Quanto aos serviços, basicamente são: Fluxo de Caixa, DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício), Balanço e Balancete Contábil/Gerencial, analise de margens por produtos ou família de produtos, formação do preço de vendas, identificação do Ponto de Equilíbrio (Informação fundamental para a gestão empresarial), consolidação do Custo Fixo, Redução de Custos e Despesas, entre outras informações a medida que a empresa ou sua gestão tenha necessidade.

Geralmente profissionais com grande experiência, tem por praxe identificar oportunidades de otimização dos resultados, por se tratar de analise “fria” a tendência de se obter um bom resultado é grande, principalmente em assuntos que envolvem despesas Administrativas, Comerciais e Financeiras, além das despesas Industriais.

A definição de procedimentos que resultem em controles seguros é também uma grande oportunidade para a organização no geral.

Um problema que é identificável em muitas empresas é que após um diagnóstico ou apresentação de soluções para serem colocadas em pratica, em razão de não haver um profissional responsável qualificado na empresa para dar andamento as ações, tais funções, acabam sendo assumidas pelo profissional da Consultoria para que os Resultados sejam então alcançados, nesse momento o trabalho passa de uma Consultoria para então uma Assessoria Empresarial.

Entre outras ações um profissional qualificado vai identificar oportunidades de otimizar os Resultados da empresa e com certeza, ao comparar o valor investido em seus serviços x ganhos nos resultados mostrarão o benefício da contratação.

Vale conferir, e melhorar os resultados de sua empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa

Consultor e Diretor da AXS Consultoria Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria).

Atua também no segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial, implantando controles, confeccionando laudos (impairment, valor residual, valor de uso, entre outros).

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.