x

Tributário

Engenharia Civil X Engenharia Tributária

Analogia comparativa da Tributação com a Construção Civil.

07/02/2018 08:17

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Engenharia Civil X Engenharia Tributária

Engenharia Civil X Engenharia Tributária

Não basta apenas conhecer muito bem a legislação tributária federal e estadual, conhecer os convênios de cada estado, a legislação de ICMs e toda a complexidade da Substituição Tributária Interna e Interestadual se o Código NCM da Mercadoria, ou seja, se a Classificação Fiscal da Mercadoria não foi executada por um especialista, por alguém que conheça todas as normas e regras do Sistema Harmonizado, da NCM, e também seja um bom merceologista.

Comparativamente é o mesmo que na área da construção civil o engenheiro se preocupar com as paredes, o telhado e o acabamento, porém não dar a devida importancia à fundação, ao alicerce.

Assim como algumas construções trincam e tem  sua estrutura comprometida, acontece o mesmo com a tributação de certas mercadorias, ficam com a tributação comprometida porque a fundação fiscal, ou seja, o código NCM não é o correto, não é o mais apropriado.

Basta em terremoto fiscal, uma fiscalização, para ruirem essas construções tributárias mal alicerçadas, gerando prejuisos configurados em multas e recolhimento de diferenças, em razão dos descuidos no inicio da construção da Classificação Fiscal da Mercadoria.

Não espere o prédio ruir para se preocupar, faça uma vistoria na construção da tributação, iniciando no alicerce do código NCM.


Claudio Cortez Francisco

Classificador Fiscal e Merceologista

www.classificadorfiscal.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.