MOMENTO CONTÁBEIS

Nova lei de autenticação de documentos em reconhecer firma|Veja as informações sobre a EFD|

Contábeis o portal da profissão contábil

17
Oct 2018
20:03

Contábil

A Corrupção nossa de cada dia

Índice que mapeia a corrupção no mundo, divulgado esta semana, aponta que o Brasil está na posição 96, resultado pior de que em 2016 quando estava na posição 79.

27/02/2018 14:58

2.962 acessos

corrupção compliance

Publicado esta semana pela Transparência Internacional, uma organização sem fins lucrativos que mapeia a corrupção e todas as suas consequências ao redor do mundo, o Índice de Percepção de Corrupção 2017 - https://www.transparency.org/news/feature/corruption_perceptions_index_2017.

O primeiro colocado no Ranking é a exemplo do ano anterior a Nova Zelândia, seguida da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.

Não por acaso, três destes cinco países ainda figuram nas cinco primeiras posições no Ranking de desenvolvimento humano divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O Índice de Percepção de Corrupção 2017 trouxe entranhado em seus resultados dados alarmantes que apontam que 2/3 dos países ranqueados apresentaram notas inferiores a 50 em uma escala de 0 a 100 pontos, ou seja, mais de 120 países em um universo de 180 não atingiram metade do indicador no que tange a corrupção.

A primeira colocada, a Nova Zelândia, obteve nota 89, o que mostra que este mal, a corrupção, existe menos naquele país, mas infelizmente está presente no mundo tudo.

O Brasil, prezado leitor, piorou sua performance em relação ao ano de 2016. Naquele ano obtivemos a nota 40 e neste ano de 2017 37 pontos empatados com Colômbia, Indonésia, Panamá, Peru, Tailândia e a longínqua Zâmbia.

Na nossa posição global estamos na posição 96, resultado pior de que em 2016 quando estávamos na posição 79.

O resultado de tanta corrupção, para fugir ao que estamos vendo na imprensa, com desvios milionários, listas infindáveis de políticos, empresários entre outros envolvidos em esquemas. Além de um número crescente de operações da Polícia Federal que a cada dia nos trazem um nome mais sugestivo que outro. A corrupção pode ser mais facilmente entendida por outro relatório desta mesma organização.

A mesma Transparência Internacional promove um concurso que premia as melhores fotos relacionadas à corrupção que podem ser acessadas no endereço - https://www.transparency.org/news/feature/photo_competition_18_30_age_group_winners.

Em Bangladesh, os alunos frequentam aulas sem abrigo depois que um político ocupa ilegalmente terras da escola e proíbe que estudantes acessem o prédio da escola. (2014)

Nas fotos podemos observar fotos do mundo todo apresentando crianças em condições sofríveis em precárias escolas, trabalhadores sem mínimas condições de trabalho, crianças em péssimas condições de higiene e saneamento básico em busca de água entre outras.

Essa tradução em imagens dos números e cifras frutos da corrupção nos faz entender qual o verdadeiro impacto da corrupção. Qual o custo imposto aos contribuintes em impostos crescentes e sem qualquer retorno. Qual o custo de uma educação, saúde, transporte e segurança pública falida e ineficiente.

Este resultado deveria causar vergonha aos nossos governantes. Ocupar a posição de corrupção que Brasil ocupa é vexatório e incomoda.

É preciso mudar! Mudar nossa forma de combate à corrupção com controles mais eficientes. Impor duras penas e multas aos corruptores e corruptos. E eleger melhor aqueles que nos dirigem. O povo precisa atentar que o problema é seu e a mudança tem que partir dele.

O autor é Compliance Officer

Escrito por

Luiz Fernando Nobrega

Contador – Bacharelado em Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru; Pós Graduado em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela UNISALESIANO de Lins; Pós Graduado em Controladoria e Finanças pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru; Vice Presidente de Fiscalização Ética e Disciplina do CFC. Coordenador no CFC da Comissão Junto ao COAF.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César