x

Contábil

A eficácia com inventários periódicos - Controle Patrimonial

O custo com o Controle Patrimonial, acaba sendo insignificante diante das "perdas" com o Ativo Imobilizado

28/03/2018 10:04:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A eficácia com inventários periódicos - Controle Patrimonial

A eficácia com inventários periódicos - Controle Patrimonial

 

A falta de controle (entenda-se Gestão) acaba deixando vulnerável empresas que persistem em não realizar o Controle Patrimonial, ou seja, programar-se para um Inventario Geral do Ativo Imobilizado; periodicamente a própria empresa ou terceiros podem realizar o inventário para validação.

É lógico que quando o inventário é realizado por terceiros, o mesmo acaba não sendo tendencioso, não traz “vícios”.

Quando realizamos inventários em empresas sem o Controle Patrimonial, ou que tenham o controle, mas não tem o procedimento de periodicamente realiza-lo, é comum identificarmos divergências muitas vezes altíssimas, em valores e volumes.

Isso é danoso a uma empresa que gera serviços, paga seus impostos, entre outros compromissos e acaba sendo lesada pelos seus próprios funcionários ou mesmo terceiros que identificam oportunidades ou facilidades na possibilidade de subtrair bens da empresa.

O trabalho de inventario consiste em realizar o levantamento físico total da empresa, emplacar (identificar) cada item, apresentar relatório em Excel ou TXT, inseri-lo no sistema via programação ou mesmo digita-lo, também é usual realizarmos quando solicitado a conciliação com a Contabilidade.

Há também alguns trabalhos adicionais que também podem ser agregados a esse inventário, tais como: Teste de Impairment, Definição de Valor de Uso, Valor Residual, entre outros; que também são muito utilizados para dar maior transparência aos demonstrativos contábeis/financeiros quando os mesmos são acompanhados pela gestão ou mercado.

Toda essa expertise é disponibilizada ao mercado.

Vale o investimento, para uma segurança ainda maior do patrimônio de sua empresa!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.