MOMENTO CONTÁBEIS

Autenticação de documentos |informações sobre a EFD|Atestados Médicos

Contábeis o portal da profissão contábil

22
Oct 2018
01:22

Trabalhista

Projeto propõe piso salarial nacional de 6 vezes o salário minimo vigente para contadores e de 5 para técnicos em contabilidade(2015)

Trata-se de um projeto que institui um piso salarial nacional e unificado para contadores e técnicos em contabilidade

09/04/2018 09:44

13.160 acessos

Piso salarial Contadores

O eminente professor iudicibus afirma que as ciências contábeis são tão antigas quanto o homem que pensa, tal fato demonstra a importância e a beleza desta profissão. No brasil a profissão de contador e técnico em contabilidade foi a primeira profissão a ser regulamentada. Entretanto, nunca houve uma legislação que instituísse um piso salarial unificado que garanta uma valorização real da profissão no aspecto salarial. O resultado desta questão é a discrepância de valores recebidos por profissionais ao longo das unidades federativas e até mesmo valores que são incompatíveis com o grau de responsabilidade destes profissionais. 

Desta forma, observando o exemplo bem-sucedido da classe dos profissionais da engenharia, química, arquitetura, agronomia e veterinária, em que para uma jornada de 6 horas diárias é instituído um valor mínimo de 6 ou 5 vezes o salário mínimo vigente para engenheiros e tecnólogos, por exemplo.  Vejamos, o texto legal:

"Art . 3º Para os efeitos desta Lei as atividades ou tarefas desempenhadas pelos profissionais enumerados no art. 1º são classificadas em:

 a) atividades ou tarefas com exigência de 6 (seis) horas diárias de serviço;

 b) atividades ou tarefas com exigência de mais de 6 (seis) horas diárias de serviço.

Parágrafo único. A jornada de trabalho é a fixada no contrato de trabalho ou determinação legal vigente.

Art . 4º Para os efeitos desta Lei os profissionais citados no art. 1º são classificados em:

a) diplomados pelos cursos regulares superiores mantidos pelas Escolas de Engenharia, de Química, de Arquitetura, de Agronomia e de Veterinária com curso universitário de 4 (quatro) anos ou mais;

b) diplomados pelos cursos regulares superiores mantidos pelas Escolas de Engenharia, de Química, de Arquitetura, de Agronomia e de Veterinária com curso universitário de menos de 4 (quatro) anos.

Art . 5º Para a execução das atividades e tarefas classificadas na alínea a do art. 3º, fica fixado o salário-base mínimo de 6 (seis) vêzes o maior salário-mínimo comum vigente no País, para os profissionais relacionados na alínea a do art. 4º, e de 5 (cinco) vezes o maior salário-mínimo comum vigente no País, para os profissionais da alínea b do art. 4º."

Diante disso, a presente ideia legislativa busca o mesmo tratamento aos contabilistas, garantindo uma valorização profissional e buscando o fim da discrepância salarial entre as regiões e instituindo um valor que servirá de base ao cálculo dos honorários.

Neste sentindo, o projeto institui, observando uma jornada de 6 horas diárias, um piso salarial de 6 vezes o salário mínimo vigente para contadores e 5 vezes o salário mínimo vigente para técnicos em contabilidade registrados até o dia 1º de junho de 2015, nos termos da lei 12.249/2010.

Desta forma, peço que quem entender que o projeto é relevante subscreva, porque só haverá mudança se todos se mobilizarem em favor da profissão. Se o projeto atingir 20.000 assinaturas será discutido no parlamento e teremos a chance de promover um debate mais abrangente sobre esta questão e avançamos em benefício da coletividade. Aqueles que não concordarem, sugiram ideias melhores para que possamos valorizar as ciências contábeis. Desde já, muito obrigado! Que Deus abençoe a todos!

Segue em anexo, o projeto, que se encontra no site do senado federal:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=102605

 

Observação: Em menos de 24 horas o projeto já recebeu mais de 40 subscrições e está entre os que mais receberam assinaturas no dia.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César