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17
Oct 2018
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Contábil

Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial

A importância de manter Controles atualizados

10/04/2018 14:13

1.815 acessos

imobilizado ativo fixo

Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial

118-04-2018

Apesar de muitas empresas ainda não compreender a necessidade de se manter o Inventario Patrimonial devidamente atualizado, muitas vezes por entender ser mera burocracia, o exemplo de grandes corporações deveria ser seguido.

Empresas de grande porte e/ou multinacionais tem por disciplina manter em dia a gestão de seu Ativo Imobilizado e periodicamente realizar tanto o levantamento físico quanto a avalição, acompanhado do Teste de Impairment.

Esse mecanismo tem como objetivo apontar qual o real valor dos bens da empresa, busca informar possíveis falhas em procedimentos e também tem grande importância no apontamento de possíveis prejuízos com itens: danificados, vendidos ou baixados que não foram devidamente informados a Contabilidade, além de identificar “perdas”, ou possíveis desvios de itens do Imobilizado.

Em grandes corporações o Ativo Imobilizado costuma ter grande representatividade monetariamente, e isso faz com que seu controle, seja cada vez mais depurado, pois qualquer falha, uma vez identificada acarreta “ajustes contábeis” que com certeza poderão distorcer os resultados da empresa.

 Quando o Inventario/levantamento físico é realizado de forma consistente e sem vícios, informações que enriquecem o controle são destacadas, tais como:

  • Centro de custos / localização
  • Descrição detalhada, incluindo nº de série
  • Fotografia
  • Colocação de placas de identificação

Uma vez realizado e os procedimentos revisados, basta periodicamente ser feito o que chamamos de inventario cíclico, ou seja, a verificação de alguns itens, ou centros de custos, e esse levantamento pode ser realizado pela própria equipe, ou por empresa terceirizada, sem qualquer possibilidade tendenciosa, o que dará maior transparência as informações.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

http://www.axsconsultoria.com.br

 

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas, atendendo a Lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

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