x

Contábil

Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial

A importância de manter Controles atualizados

10/04/2018 14:13:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial

Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial

Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial

118-04-2018

Apesar de muitas empresas ainda não compreender a necessidade de se manter o Inventario Patrimonial devidamente atualizado, muitas vezes por entender ser mera burocracia, o exemplo de grandes corporações deveria ser seguido.

Empresas de grande porte e/ou multinacionais tem por disciplina manter em dia a gestão de seu Ativo Imobilizado e periodicamente realizar tanto o levantamento físico quanto a avalição, acompanhado do Teste de Impairment.

Esse mecanismo tem como objetivo apontar qual o real valor dos bens da empresa, busca informar possíveis falhas em procedimentos e também tem grande importância no apontamento de possíveis prejuízos com itens: danificados, vendidos ou baixados que não foram devidamente informados a Contabilidade, além de identificar “perdas”, ou possíveis desvios de itens do Imobilizado.

Em grandes corporações o Ativo Imobilizado costuma ter grande representatividade monetariamente, e isso faz com que seu controle, seja cada vez mais depurado, pois qualquer falha, uma vez identificada acarreta “ajustes contábeis” que com certeza poderão distorcer os resultados da empresa.

 Quando o Inventario/levantamento físico é realizado de forma consistente e sem vícios, informações que enriquecem o controle são destacadas, tais como:

  • Centro de custos / localização
  • Descrição detalhada, incluindo nº de série
  • Fotografia
  • Colocação de placas de identificação

Uma vez realizado e os procedimentos revisados, basta periodicamente ser feito o que chamamos de inventario cíclico, ou seja, a verificação de alguns itens, ou centros de custos, e esse levantamento pode ser realizado pela própria equipe, ou por empresa terceirizada, sem qualquer possibilidade tendenciosa, o que dará maior transparência as informações.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

http://www.axsconsultoria.com.br

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.