x

Empresarial

Porque as taxas de juros estão aumentando para minha empresa?

Atenção com a política que os bancos estão impondo a sua empresa!!!

13/04/2018 10:03:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Porque as taxas de juros estão aumentando para minha empresa?

Porque as taxas de juros estão aumentando para minha empresa?

 

Vimemos atualmente um cenário de taxas de juros baixíssimas, nunca visto antes.

O Banco Central a cada reunião do Copon, defini nova queda nas taxas, mas nem sempre essa redução é espelhada ao consumidor, falando de forma empresarial, é comum vermos empresas tendo suas taxas de juros elevadas mensalmente numa curva totalmente diferente a publicada em cadernos econômicos.

E porque isso pode estar acontecendo?

A taxa Selic é uma referência do governo para os bancos, porém, outros fatores acabam sendo mais relevantes aos bancos na definição de quais serão as taxas praticadas para cada cliente; conhecedores do mercado como um todo, as instituições financeiras sabem detalhadamente com base em relatórios de analises quais os segmentos que estão prosperando ou não, onde a inadimplência é mais representativa, entre outras informações.

Juntando tudo isso, aos últimos informes de sua empresa, Balancetes, DRE e Faturamento, é facilmente possível diagnosticar a capacidade de pagamento de sua empresa mediante ao volume “tomado” de crédito em todos os bancos.

Nessa hora acaba entrando também em alguns casos o oportunismo bancário; sabendo da dificuldade de saldar ou quitar parte de seus limites, é comum vermos bancos aumentarem suas taxas de juros com explicações que nem mesmo os gerentes estão convictos, e aí, não resta outra alternativa a não ser absorver essas taxas e aumentar o custo financeiro da empresa.

Atitudes assim, não podemos considerar como de “parceiros”, como os bancos se colocam para as empresas.

Em casos mais graves, ou seja, onde a empresa já não dispõe de limites disponíveis, e as taxas continuam a crescer, ao ponto de asfixiar o Financeiro com a possibilidade da continuidade de pagar seus compromissos, vale pensar na Renegociação do Passivo.

É uma decisão de responsabilidade, que quando bem conduzida (preferencialmente por profissionais especializados) traz grandes benefícios à empresa; um alerta, nunca aceite a proposta de renegociação ofertada pelos bancos, essa alternativa é benéfica apenas aos bancos, em pouco tempo sua empresa estará novamente “de joelhos” na mesa da gerencia, buscando nova ajuda.

Vale conferir!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

A reprodução desse artigo, é autorizada desde que ocorra integralmente.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.