MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

19
Sep 2018
14:15

Contábil

Contabilidade Eleitoral - Uma Nova Oportunidade

Diante da legislação eleitoral, somente profissionais habilitados da contabilidade podem realizar a prestação de contas eleitorais. Com isso o artigo faz um despertar aos contadores sobre essa oportunidade no mercado.

18/04/2018 15:18

7.842 acessos

Eleição2018 Prestação de Contas

Muitos profissionais da contabilidade permanecem adormecidos para reais oportunidades que despontam no atual cenário da contabilidade eleitoral. Se não, vejamos a Resolução 23.553 publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 18 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições.

Especialmente no Art. 48, Parágrafo 4, onde lemos: “A arrecadação de recursos e a realização de gastos eleitorais devem ser acompanhadas por profissional habilitado em contabilidade desde o início da campanha, o qual realizará os registros contábeis pertinentes e auxiliará o candidato e o partido na elaboração da prestação de contas, observando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e as regras estabelecidas nesta resolução”.

Portanto, pela legislação atual, somente profissionais habilitados em contabilidade poderão realizar os registros contábeis no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais – SPCE, que será disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para a prestação de contas de campanhas eleitorais.

Estima-se que, nas eleições de 2018, teremos mais que vinte e seis mil candidatos concorrendo aos diversos cargos em todo o território nacional. Esta estatística é uma amostra clara das oportunidades para os contadores.

Diante de um cenário promissor, há de se lembrar da importância do aperfeiçoamento técnico que o assunto requer, com vistas a prestar um serviço de qualidade, com atendimento às normais legais e, acima de tudo, para contribuir no fortalecimento da democracia no país, neste momento tão singular, ajudando na transparência das informações na prestação de contas eleitorais como requer a legislação e o anseio da população. 

Geraldo Lima é Contador e Especialista em Prestação de Contas Eleitorais

Escrito por

Geraldo Diogo Lima

Contador, Especialista em Prestação de Contas Eleitorais, Coaching na Implantação do eSocial - Agindo com profissionalismo dentro da ética e nas normas técnicas da profissão; Capacidade de liderar equipe para alcançar maiores resultados; Especialista em identificar desafios e necessidades para prover treinamento; geraldodiogo@ig.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César