x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Trabalhista

Reviravolta na aplicação da Reforma Trabalhista

Diversos pontos foram alterados com a queda da MP nº 808/2017, gerando dúvidas e insegurança para empresários e empreendedores na aplicação dos novos dispositivos trabalhistas

26/04/2018 10:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reviravolta na aplicação da Reforma Trabalhista

Reviravolta na aplicação da Reforma Trabalhista

A Medida Provisória nº 808/2017 que alterou dezenas de pontos da Reforma Trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, perdeu validade a partir desta terça-feira, dia 24 de abril.

Por falta de acordo, o Congresso Nacional "perdeu" o prazo para que as alterações fossem analisadas e transformadas em Lei.

Resumindo: o texto da Reforma Trabalhista aprovado pelo Congresso em 2017, volta a ter validade de forma integral.

Tal fato inclui alguns pontos controversos como, por exemplo, a permissão ao trabalho de gestantes e lactantes em ambientes insalubres e questões envolvendo a jornada de 12h por 36h, por exemplo.

Com a queda da MP, a jornada 12hx36h passa a ser permitida mediante acordo individual por escrito, sem que haja obrigatoriedade de acordo ou convenção coletiva.

Gestantes e lactantes, não mais estão impedidas de atuar em atividades insalubres de grau mínimo ou médio, desde que apresentem atestado médico de forma voluntária.

A perda da validade da MP também faz com que seja permitida a contratação de profissionais autônomos mediante cláusula de exclusividade.

A “quarentena” de 18 meses para que o empregado (celetista) demitido retorne à mesma empresa sob contrato intermitente, também deixa de ter validade.

O Governo Federal estuda a possibilidade de editar um Decreto para alterar alguns pontos do texto original.

Entretanto, alguns pontos não podem ser modificados por meio de Decreto, o que faz com que o Poder Executivo analise o envio de proposta de emendas para projetos que já tramitam no Senado Federal.

Ou seja, o momento é de incertezas e exige prudência na análise e aplicação dos pontos mais controversos da Reforma.

A expectativa do mercado é saber se os próximos passos envolvendo tais questões trabalhistas irão elevar ou diminuir o grau de insegurança jurídica das relações entre empregados e empregadores.

Fique atento(a)!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.