x

Empresarial

Falta de dinheiro não é desculpa para falta de comunicação!

Mesmo que suas dívidas sejam constrangedoras, evite a todo custo fugir dos credores. Seja firme e forte para que este problema seja resolvido até com o auxílio de quem te cobra.

07/05/2018 13:20:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Falta de dinheiro não é desculpa para falta de comunicação!

Falta de dinheiro não é desculpa para falta de comunicação!

A questão da dívida muitas vezes leva pessoas a desenvolver uma política de silêncio... que acaba mais prejudicando do que resolvendo. “Vou deixar quieto para depois resolver com calma”, “vou me pronunciar quando já estiver tudo em ordem”, e outros pensamentos semelhantes. Mas o ponto é: isso funciona?

Funciona sim para piorar a situação. O fato de não haver pronunciamento ou posicionamento sobre um pagamento ou crédito que deveria ter ocorrido mas não se efetivou vai significar para a outra parte que você ignorou o problema. Para entender isso bem, saiba que o contrário do amor não é exatamente o ódio, mas a indiferença. Embora este conceito pareça distante da relação financeira, a raiz é comportamental. O silêncio, na cultura ocidental, significa indiferença e falta de prioridade. É “deixar no vazio”, como se diz popularmente.

Conversar e se posicionar mesmo que no momento não consiga fazer frente ao compromisso financeiro por razões quaisquer ajudará a ao menos seus credores perceberem que você não está fugindo do que prometeu. Nesta comunicação fluida, onde o fato que incomoda é a questão financeira, torna-se o problema dentro do tamanho que ele realmente tem – por vezes menor para o seu credor do que você mesmo imagina. Não faltam histórias onde credores ajudaram o devedor indicando trabalho e assim gerando o recurso que saldou a dívida. Isso só ocorreu porque houve comunicação entre os envolvidos.

Entenda uma coisa: o silêncio traz a dúvida, e as relações humanas pedem mais certezas, pois isso cria a base da confiança. Em muitos cenários, quando a empresa com problemas abre seu status para colaboradores, clientes e credores, esta coragem em ser transparente e humilde na busca da solução faz com que uma sinergia de esforços se movimente para que o problema seja resolvido mais rapidamente – e o nome deste movimento é credibilidade.

Lembre que credibilidade é uma conquista diária, e não a deixe escapar pelos dedos por conta da vergonha que leva a um silêncio que, na absoluta maioria das vezes, será constrangedor – para você e sua empresa.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.