x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empresarial

Inventários, Teste de Impairment e Valor Justo. Transparência a Gestão!!!

Inventario Patrimonial, Impairment Test, Valor Justo, Valor Residual. Qual empresa não precisa?

22/05/2018 08:18

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inventários, Teste de Impairment e Valor Justo. Transparência a Gestão!!!

Inventários, Teste de Impairment e Valor Justo. Transparência a Gestão!!!

 

Por anos, os Demonstrativos Contábeis relatavam informações em algumas de suas rubricas que pouco informavam em sua essência, mas essa realidade está se modificando.

Com as recentes modificações na legislação, os diversos CPC´s em operação, podemos enfim ter Demonstrações Contábeis que relatam a realidade.

A importância e complexidade do Ativo Imobilizado (Ativo Fixo), sua representatividade nos Balanços Patrimoniais, faz com que a Gestão de Patrimônio tenha cada vez mais relevância na Gestão Empresarial.

A realização de Inventários Patrimoniais periódicos, acompanhados das devidas conciliações e saneamento das divergências para que informe a real posição física do Patrimônio da empresa, vem se tornando uma rotina às companhias que tem como objetivo apresentar Demonstrativos seguros, sejam para os sócios, bancos, ou outros.

O Impairment Test, é o procedimento que valida por meio do método de venda ou de uso, se os devidos valores registrados no Ativo Imobilizado correspondem a valores reais possíveis de serem realizados.

O Valor Justo, antes conhecido como Reavaliação Patrimonial, define regras para informar a justa valorização do Ativo Imobilizado.

As ferramentas acima, entre outras, acompanhadas de Laudos de Avaliação, com certeza darão maior transparência e credibilidade aos informes contábeis.

Com certeza trarão uma atenção especial na leitura dos Demonstrativos Contábeis e respaldados por Notas Explicativas, mostrarão a empresa num patamar administrativo bem superior a grande maioria.

Vale pensar, colocar em pratica e periodicamente revalidar.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.