MOMENTO CONTÁBEIS

Esocial para não optantes do Simples Nacional|Boletos vencidos pagos em qualquer banco|Aviso prévio

Contábeis o portal da profissão contábil

18
Nov 2018
17:17

Economia

Golpe utilizando nome da Receita Federal envolvendo empréstimos e financiamentos

Golpe está causando transtornos e lesando milhares de pessoas que contraíram empréstimos financeiros ou financiamentos. Fique atento(a)!

22/05/2018 10:29

1.306 acessos

Receita Federal do Brasil Receita Federal

Mais um golpe envolvendo a utilização do nome da Receita Federal do Brasil (RFB) está causando transtornos e lesando milhares de pessoas que contraíram empréstimos financeiros ou financiamentos.

Segundo informações da própria Receita, estão sendo enviadas notificações falsas via Correios cobrando dos contribuintes o recolhimento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para que seja desbloqueado valores de empréstimos e financiamentos junto a uma instituição financeira.

A notificação diz que o financiamento ou crédito será desbloqueado mediante or recolhimento do tributo, sendo a mesma atribuída a um auditor-fiscal da RFB e fornecendo informações de dados bancários para que seja realizado o pagamento.

A Receita Federal reiterou que não fornece em hipótese alguma dados bancários para os contribuintes realizarem o recolhimento de tributos federais via transferência ou depósito bancário.

Tanto o recolhimento do IOF, quando dos demais tributos federais, só é possível mediante DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e, além disso, no caso do IOF incidente sobre esse tipo de operação, a cobrança e recolhimento são efetuados pela própria instituição fornecedora do crédito.

Erros de português, falta de clareza nas informações e orientações desencontradas que constam na notificação também são uma forma de identificar que se trata de um golpe e de que a correspondência é falsa.

Dica: quando receber qualquer notificação de recolhimento de tributos em nome da Receita Federal, seja via Correios ou e-mail, consulte a sua assessoria contábil ou o seu Contador antes de tomar qualquer ação.

Escrito por

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing da Artdata Contábil, empresa de soluções contábeis, fiscal, societária, trabalhista e previdenciária com 30 anos de expertise construída no atendimento a empresas localizadas em mais de 60 cidades, 11 estados e 17 países. Conte com a gente e fique tranquilo. Inscreva-se na nossa newsletter para receber materiais e conteúdos exclusivos: www.artdatacontabil.com.br/blog

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César