x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Economia

Golpe utilizando nome da Receita Federal envolvendo empréstimos e financiamentos

Golpe está causando transtornos e lesando milhares de pessoas que contraíram empréstimos financeiros ou financiamentos. Fique atento(a)!

22/05/2018 10:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Golpe utilizando nome da Receita Federal envolvendo empréstimos e financiamentos

Golpe utilizando nome da Receita Federal envolvendo empréstimos e financiamentos

Mais um golpe envolvendo a utilização do nome da Receita Federal do Brasil (RFB) está causando transtornos e lesando milhares de pessoas que contraíram empréstimos financeiros ou financiamentos.

Segundo informações da própria Receita, estão sendo enviadas notificações falsas via Correios cobrando dos contribuintes o recolhimento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para que seja desbloqueado valores de empréstimos e financiamentos junto a uma instituição financeira.

A notificação diz que o financiamento ou crédito será desbloqueado mediante or recolhimento do tributo, sendo a mesma atribuída a um auditor-fiscal da RFB e fornecendo informações de dados bancários para que seja realizado o pagamento.

A Receita Federal reiterou que não fornece em hipótese alguma dados bancários para os contribuintes realizarem o recolhimento de tributos federais via transferência ou depósito bancário.

Tanto o recolhimento do IOF, quando dos demais tributos federais, só é possível mediante DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e, além disso, no caso do IOF incidente sobre esse tipo de operação, a cobrança e recolhimento são efetuados pela própria instituição fornecedora do crédito.

Erros de português, falta de clareza nas informações e orientações desencontradas que constam na notificação também são uma forma de identificar que se trata de um golpe e de que a correspondência é falsa.

Dica: quando receber qualquer notificação de recolhimento de tributos em nome da Receita Federal, seja via Correios ou e-mail, consulte a sua assessoria contábil ou o seu Contador antes de tomar qualquer ação.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.