x

Carreira

Inovar é [im]preciso

Fernando Pessoa, usando uma frase do general Pompeu por volta de 70 a.C., escreveu, em uma de suas poesias: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Em latim, "Navigare necesse, vivere non est necesse."

28/05/2018 17:24:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inovar é [im]preciso

Inovar é [im]preciso

Fernando Pessoa, usando uma frase do general Pompeu por volta de 70 a.C., escreveu, em uma de suas poesias: “Navegar é preciso, viver não é preciso.” Em latim, “Navigare necesse, vivere non est necesse.”
Segundo alguns filósofos, estudiosos e comentaristas, a palavra “preciso”, no texto, não significa, necessariamente, “necessário”, podendo também ser utilizada com o significado de “exato”.
Nesse contexto, navegar seria exato, preciso, com o auxílio dos equipamentos corretos, enquanto viver é inexato, impreciso, dadas as surpresas de cada dia.

Assim também podemos dizer de “Inovar”.
Inovação vem se tornado o assunto do momento, em todos os setores e todas as esferas da economia e todos estão, de alguma forma, buscando o melhor jeito de trazer algo novo.
Inovar, portanto, é “preciso”, já que, sem inovação, estamos fadados a obsolescência e ao esquecimento. Mas inovar é também “impreciso”, por ser um convite a sair da zona de conforto e enfrentar caminhos desconhecidos, onde, diferente de navegar, nem sempre há bússolas, GPS ou mapas a serem seguidos.

Por causa disso, muitos resolvem tomar o caminho mais “fácil”, acomodando-se ou buscando apenas soluções já muito testadas, depois que todo mundo já quebrou a cara, para ver quem vai ficar em pé por último e sobreviver à carnificina.
O problema é que o mundo dos negócios não perdoa a quem dorme no ponto e deixar para depois pode ser o melhor caminho para entrar na onda depois que ela já quebrou.

Se, começando a correr logo ao ouvir o primeiro disparo, já é difícil acompanhar a todos os concorrentes, muitas vezes mais preparados e com muito mais recursos que nós, imagina se ficarmos para trás e só sairmos depois, quando a poeira baixar.
Invista em conhecimento, invista em tecnologia, invista em você, acredite que é possível crescer e empreender no Brasil, apesar de todas as dificuldades. Busque rotas ainda não traçadas, ideias ainda não exploradas e meios de resolver problemas ainda não conhecidos.

O que ainda não puder ser feito com perfeição, pode ser feito com atenção, com cuidado, com dedicação e, aos poucos, ir se aperfeiçoando, trazendo excelência para aquilo que você oferece a seus clientes.
Inovar-se é preciso, é necessário, e, mesmo que impreciso, inexato, nos traz uma certeza: a de que iremos aprender mais tentando do que não fazendo nada e esperando o tempo nos engolir, com suas inovações.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.