x

Empresarial

Vale a Pena a Recuperação Judicial?

A Reestruturação Empresarial pode ser sim uma alternativa viável para a recuperação da empresa.

12/06/2018 08:33:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vale a Pena a Recuperação Judicial?

Vale a Pena a Recuperação Judicial?

 

Segundo matéria publicada na Exame em 04/2017 apenas 6% das empresas que conseguiram a Recuperação Judicial tiveram êxito. Índice baixíssimo.

Alto custo com administração e jurídico, a Recuperação Judicial requer habilidades que muitas vezes os empresários costumam não ter.

Então porque buscar esse caminho?

Geralmente a Recuperação Judicial, também chamada de RJ, quando surge como opção, requer um planejamento, a empresa deverá estar capitalizada e com alto índice de estoque, pois, após iniciar o processo, o stress será grande.

Requerer a RJ, com endividamento pulverizado, baixo nível de estoque e com alta divida com o fisco (federal, estadual ou municipal) é como se diz “da um tiro no pé”.

Há alternativas administrativas que com certeza devem ser praticadas antes, qualquer empresário deve ter ouvido falar de um ditado que: “é melhor um bom acordo que uma briga judicial” e isso se aplica a esse tema.

A Restruturação da Empresa, ou Gestão de Crise, deve ser aplicada antes de qualquer decisão mais “polêmica”, no caso a RJ, isso porque, com certeza trará benefícios a gestão, Consultores, Administradores com vivência em empresas com dificuldades financeiras, poderão agregar alternativas, realizar negociações, trazer certa calmaria a ambientes onde o nervosismo esta instalado, poderão planejar, realizar reunião com pessoal interno e externo e lhes apresentar que estudos estão sendo realizados para em seguida propostas serem efetivadas, com soluções geralmente de médio a longo prazo, porém, alternativas viáveis que muitas vezes não são vistas pelos atuais gestores, que dentro do “momento turbulento” acabam por enxergar apenas o curto prazo.

É comum colocarmos em pratica em algumas empresas planos de ação, por consequência os desembolsos diminuem, a pressão ocorre naturalmente e diante da credibilidade obtida com “cases” apresentados, os resultados tendem a melhorar, porém, a situação problemática que se consolidou durante muito tempo, não terá solução rapidamente, entretanto, o mais importante é passarmos a ter mensalmente resultados que sinalizam a retomada da empresa.

Vale pensar e buscar essa alternativa como uma opção de salvar a gestão empresarial!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.