Nós da Foccus Sistemas temos acompanhado a evolução da aplicação de recursos tecnológicos à gestão e administração de inúmeras empresas brasileiras.
Dizemos isso baseados em informações colhidas em palestras ministradas pelo Centro de Treinamento Foccus – Cecat , durante o 2º semestre de 2010.
Desde de 1º de dezembro todas as empresas, especialmente aquelas que fornecem bens e serviços, devem ter totalmente regularizadas suas questões tecnológicas, fiscais e contábeis para adequarem seu modelo de gestão administrativa a legislação do
Sped. E esta demanda fará com que num futuro bastante próximo nenhuma empresa privada, entidades, órgãos públicos, aceitem qualquer
nota fiscal que não seja a NF-e.
Sabemos que a NF-e é parte do conjunto de procedimentos do Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que se subdivide em três outros projetos: SPED Contábil, SPED Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica.
Quem deve perceber as divergências de informações em uma Nota Fiscal Eletrônica ?
Contadores, Administradores, Gestores Fiscais, Coordenadores conhecem ativamente o que é atender às exigências burocráticas do Fisco. Ter o suporte de profissionais experientes – ou contar com uma assessoria profissional – para realizar todos os passos necessários de forma segura e, consequentemente, mais econômica – é fundamental para o sucesso de seu empreendimento.
Contador : “seus clientes compreendem a importância que há nessa mudança radical da gestão fiscal ?
E seu escritório? Já está adequado aos recursos tecnológicos inerentes ao processo ?
Quais são as tecnologias que você utiliza-se cotidianamente?
Você contador, seria captado por um radar tecnológico? Daqueles que identificam os usuários de T.I.?
Há alguns que observam apenas os pontos negativos, o trabalho gerado, o risco de se expor completamente ao Fisco (sigilo fiscal) etc. A Foccus Sistemas é uma empresa entusiasta do Projeto Sped. Isto porque percebemos os benefícios trazidos até agora pelo Projeto. De todas as mudanças e implantações dos governos nos últimos 20 anos, nenhuma foi tão abrangente, impactante e tão bem organizada. Acompanhem o quadro:
*Aumento de arrecadação dos impostos;
IMPOSTÔMETRO
*Maior eficiência da fiscalização;
HARPIA E T-REX
*Sensível redução da burocracia;
GERENCIADOR DE
XML *Maior transparência;
CERTIFICADO DIGITAL* Empresas de tecnologia e consultorias especializadas, ministrando cursos /palestras e workshops técnicos focados na sociedade empresarial em geral.
O que se espera
Estrutura – as empresas, desde sua abertura, terão que estar estruturadas para o cotidiano com a conectividade
Contabilidade – A relação com os contadores e escritórios contábeis deve ajustar-se ao novo formato – O contador terá maior comprometimento com o cotidiano da empresa
Administradores – Será exigido maior conhecimento dos profissionais da administração e seus assistentes. O profissional da Administração terá que ter maior conhecimento das operações de cada setor da empresa e suas implicações comerciais, contábeis e fiscais.
Empresas – A gestão empresarial (Controles, análises, integração, planejamento) será imposta nas micro e pequenas empresas, com o agravante da velocidade da evolução dos processos.
Neste ambiente, a sonegação implicará em alto risco de exposição da empresa. Total mudança do perfil da administração do que se conhece hoje.
É o fim do perfil do profissional mecanizado; e a total valorização do perfil investigativo,
empreendedor e criativo.
É a plena valorização do conhecimento
Claudia Gonçalves Dias – Gerente Comercial e Fiscal da Foccus Sistemas com 20 anos de experiência no setor de Legalização e Controladoria de empresas comerciais, industriais e de serviços. É gerente comercial e fiscal na Foccus Sistemas.Com larga experiência didática, está á frente dos Workshops do Centro de Capacitação e Treinamento Foccus - CECAT. Ministrou Cursos de Administração Financeira e Marketing na rede ITESP e de Formação Profissional na rede de Escolas Técnicas Paschoal Dantas/SP.