O Google está em constante mudança, escrever para SEO é um desafio a cada artigo e se atualizar tornou-se primordial para essa atividade.
É importante para você a sua empresa estar nas primeira páginas do Google? Se a sua resposta for sim, é essencial que ofereça conteúdo de qualidade e para isso, é necessário conhecimento para elaborar o texto e também para atender as configurações e requisitos dos buscadores.
Mas como funciona o SEO? Como definir a palavra-chave? Existe uma porcentagem de palavras-chave por volume? Devo usar palavras semelhantes à palavra-chave? Tudo isso e muito mais, você saberá lendo o artigo que preparamos para você.
1. Fique por dentro das novidades do Google
Passou-se por várias formas de escrever para SEO, e em alguns pontos, mudou-se completamente a forma de elaboração de um texto. No passado, para se conseguir uma boa posição nos buscadores, bastava a inserção de uma quantidade razoável de palavras-chave no texto. Isso era suficiente para se destacar no rankeamento do Google.
Com a chegada da atualização do Hummingbird, o Google mudou o foco das palavras-chave e priorizou satisfazer a necessidade do usuário, por exemplo:
Se você buscar no Google “qual o tamanho do Cristo Redentor” ou “altura do Cristo Redentor” o resultado da busca será igual, 38m. Essa resposta não está inserida em conteúdo, porque o Google identifica que o usuário quer uma resposta direta.
Isso explica a constante evolução do Google, no retorno das respostas de maneira fácil e eficiente, ele exibe o que enxerga como o mais adequado para satisfazer a dúvida do usuário.
A questão principal desse artigo é: Qual a maneira de escrever para SEO e ser ranqueado pelo Google? Já adiantamos parte dessa resposta: responda a dúvida com conteúdo de qualidade ao usuário.
2. O Google precisa entender o conteúdo
Para descobrir o que os usuários da rede estão procurando, você pode utilizar ferramentas de resultados de palavras-chaves do Google. Essas informações o nortearão sobre qual o conteúdo deverá ser abordado, com o foco na satisfação do usuário.
Um dos principais fatores que são considerados é que, mais importante do que a quantidade de palavras-chave, é o campo semântico no conteúdo. Vamos colocar um exemplo para explicarmos:
Imagine que você elabore um texto para SEO sobre Marketing Digital, e além das palavras chave, você coloque também as palavras: computador, conectividade, internet, velocidade da rede e redes sociais. O questionamento que deverá ser feito nesse momento é: Essas palavras possuem relação com a palavra-chave?
Num segundo exemplo, considerando a inserção da semântica no texto também sobre Marketing Digital, você colocaria palavras como: e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, leads e blog. São palavras de certa forma relacionadas ao tema principal e isso aumentará exponencialmente a sua chance de um melhor ranqueamento, até porque fica complicado falar de Marketing Digital sem citar SEO e marketing de conteúdo.
3. Use variações de palavras-chave
O Google somente indexará um conteúdo referente o tema, por exemplo, marketing digital, se oconteúdo for completo e de qualidade. Não basta repetir de forma exaustiva a palavra-chave e achar que é suficiente para o ranqueamento.
Utilize palavras semelhantes e variações, o que auxilia muito na elaboração do texto, tornando a leitura clara e fácil de ser digerida pelo usuário. Por exemplo, onde a palavra-chave é SEO, adicione também: otimização para buscadores, otimizações para o Google, Search Engine Optimization.
Dessa forma, você vai construir um texto de fácil leitura, agradando o usuário, que com certeza permanecerá mais tempo. O Google enxergará o seu conteúdo como uma referência de qualidade, o que é muito positivo.
4. Obrigações no posicionamento da palavra-chave
Existem alguns plungins que auxiliam o trabalho de análise do posicionamento da palavra-chave em lugares estratégicos no texto, como a presença no link, no título, no subtítulo, no primeiro parágrafo, na meta description.
O Yoast é uma ferramenta que, através de alertas, sugere modificações no texto, de modo a torná-lo mais atrativo. Entretanto, não é uma regra master que deverá ser seguida com rigor, são apenas orientações de boas práticas.
Quando a palavra-chave for curta, é mais fácil inseri-la no texto, porém quando é composta por três ou mais, fica mais difícil o desenvolvimento do texto, com um número expressivo de palavras-chave. A sugestão é: não canse o leitor, diminua o volume para não perder a qualidade e use a criatividade para elaborar um texto atrativo.
5. O melhor posicionamento para as palavras-chave no texto
Sugerimos que, utilize a palavra-chave no título, de preferência comece com ela, e isso é importante porque o título é que aparecerá no ranqueamento do Google.
O título é um lugar estratégico, para onde é direcionando o primeiro olhar do leitor, por isso é interessante constar a palavra-chave atraindo, assim, a atenção sobre o conteúdo.
A meta description fica bem abaixo do título, é essencial ter entre 121 e 156 caracteres e também conter a palavra-chave, que ficará destacada em negrito, chamando a atenção do usuário.
O primeiro título, o principal, também deverá conter a palavra-chave, porque o Google identificará como tema principal o seu artigo sobre o assunto. Tudo isso deve ser considerado com bom senso e sem exageros sempre, a sutileza é a melhor aliada no posicionamento das palavras chave.
No corpo texto, não há uma regra a ser seguida, fica livre o encaixe, sempre que possível e de forma natural.
Se der para utilizar o intertítulo, é muito bom, porque chama a atenção do leitor para a leitura do tópico específico dentro do conteúdo.
O uso das Head tags é importante, pois torna claro a organização da página, cria uma hierarquia de informações, através de uma a estrutura clara para a web, além de melhorar a navegação do leitor e interpretar os mecanismos dos buscadores. De H1 a H6, conseguintemente, do mais importante ao menos importante.
A URL deve ser reduzida e de preferência ter também a palavra-chave. Dessa forma, aparecerá também no compartilhamento e no ranqueamento do Google e é mais fácil a visualização do usuário sobre o tema abordado.
Para finalizar, tão importante quanto os demais acima, a utilização do Alt Text, é fundamental porque o Google não lê imagens. É através do alt text que ele consegue mostrar para o usuário a imagem relacionada ao assunto, e através da descrição, é possível entender a imagem do conteúdo.
Às vezes não é possível e o texto alternativo tem a função de descrever a imagem para o Google e para o leitor pois, quando o leitor for deficiente visual, a imagem será descrita com o texto alternativo. Por isso a importância da imagem ter a descrição e, se possíve,l também conter a palavra chave.
Com todas as nossas dicas sobre texto para SEO, você agora está preparado para elaborar artigo focados em SEO, utilizando o campo semântico e facilitando a interpretação do Google sobre o conteúdo, tópico e temas abordados e, fará toda a diferença, o posicionamento estratégico das palavras-chave.