MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

21
Sep 2018
11:21

Empresarial

Gestão de Crise

Para cada problema uma solução!

28/06/2018 08:44

1.554 acessos

crise gestao

Os desafios diários da Gestão Empresarial, faz com que grande parte da equipe interna (executivos) vivam mais ficados em “apagar incêndios” do que criar alternativas para mitigar problemas na gestão empresarial.

Essa rotina torna-se comum nas empresas (pequeno e médio porte).

Como podemos minimizar tais problemas? Qual a solução?

Quem lhe responder com uma formula mágica, tenha certeza estará lhe induzindo a enganação.

Para cada empresa, para cada problema, uma alternativa de solução deverá ser definida.

A formação (acadêmica), cursos técnicos ou tecnólogos, graduação, pós graduação, MBA´s, entre outros cursos, quando falamos de gestão empresarial, qualificam os alunos para gestão de empresas em situações sob controle, nos ensinam a melhorar informes, muitas vezes a implantá-los, entretanto, digo isso com muita tranquilidade “grande parte das empresas não tem informações para gestão, muitas tem dados sem muita qualificação para serem transformados em informações, e essas informações pouco agregará aos gestores, talvez, venham a aumentar as duvidas de qual decisão tomar”.

Existe uma formação que qualifica gestores para empresas com dificuldades, empresas endividadas, sem resultados positivos (com prejuízos recorrentes) e com carecia de informações verídicas, essa formação eu chamo de “Vivência de mercado” ou experiência.

Não há livros, cursos, filmes, ou outros meios de informação que possa lhe enriquecer melhor que a vivenciar problemas, crises, desafios; é obvio que quanto mais conhecimento teórico para lhe mostrar alternativas é de extrema importância.

Nossa economia, diferente de outros países, é extremamente volátil, crises, planos econômicos, legislação, inflação, câmbio, entre outros, tornam o desafio do gestor ainda mais difícil, e haja coragem para ser gestor num cenário desse.

Agora algumas perguntas:

  • Os executivos de sua empresa estão preparados para gerir sua empresa num cenário de extrema complexidade como o nosso?
  • Estão preparados para definir estratégias e negociá-las com fornecedores internos (funcionários) e externos (serviços e insumos)?
  • Tem condições de definir planos de ação ou estratégicos e mensurar seus efeitos no curto e médio prazo, ou simplesmente, fazem a coisa funcionar?

Costumo dizer que “uma vez identificado os problemas, o próximo passo é definir estratégia(s) de resolve-lo” é obvio que alguns problemas se resolveram automaticamente com o tempo, mas o que é comum é vermos “gestores” desviar (fugir) do enfrentamento dos problemas, isso infelizmente é até natural, a falta de experiência muitas vezes carregada de insegurança induz a essa atitude.

Gestão empresarial requer experiência, uma equipe com vasta vivencia é relativamente cara (financeiramente e também com relação aos egos), mas uma equipe preparada para o trabalho, com o apoio de  um Gestor (Consultor/Assessor), disposto a disponibilizar conhecimentos e estratégias para solucionar os problemas, tratando imediatamente a consequência e em paralelo trabalhando na causa, pode com certeza ser uma alternativa eficaz para um futuro ainda melhor para qualquer empresa, além de tornar os gestores mais seguros para os desafios que com certeza estarão por vir.

Para tudo há solução!!!

Vale Pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas, atendendo a Lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César