x

Empresarial

Cultura de Qualidade

Cultura de Qualidade? O que é isso? Significa criar intencionalmente, uma cultura dentro da sua empresa em que todas as transações são perfeitamente entendidas entre todos os envolvidos.

28/06/2018 13:54:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cultura de Qualidade

Cultura de Qualidade

Cultura de Qualidade? O que é isso? Significa criar intencionalmente, uma cultura dentro da sua empresa em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas, e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos

 

O Clube está olhando para esse assunto já algum tempo e fizemos uma série especial falando sobre cultura qualidade. 

Pois muito se fala sobre certificação isso, sobre processos e fica perceptível a pouca prática acerca disso nas empresas de contabilidade.   Assim é comum o empresário adquirir programas para fazer gestão das tarefas por exemplo, mas não consegue implementar completamente porque descobre está faltando um passo antes, em alguns casos muitos outros passos antes ainda, que é ter todas as suas tarefas descritas por exemplo.

 

Temos estudado esse assunto profundamente, para implantar nas nossas empresas e poder entender onde realmente dói no empresário contábil e quais as reais dificuldades nesse tão falado “processos”. Fica evidente a necessidade do planejamento também para esse caso.

Estamos sempre demonstrando a importância do planejamento e para implantar processos funciona do mesmo jeito, panejar faz toda a diferença. É importante traçar uma rota e desenhar de forma muito clara com a visão sistêmica do gestor.

 

A construção de um processo deve ser um trabalho profissional, mesmo se feito pelo próprio empreendedor, mas vale muitas vezes a contratação de um especialista, para que não se recai em erros comuns. Muitos empreendedores subestimam ou superestimam o que sabem sobre processos e podem não ter uma visão clara sobre o que realmente tem e por onde começar.

Os processos devem ser desenhados a partir de uma visão macro e a partir dai sendo detalhado em tarefas menores a ponto de um novo colaborador conseguir identificar todos os procedimentos envolvidos ao seguir como um o mapa esse roteiro.

Essa familiarização antes de iniciar pode otimizar o seu tempo além de economizar se for o caso de uma terceirização, pois até para contratar um terceiro é importante saber o que você está comprando e o que vai receber.

Mas não vale contratar um bom serviço, receber um lindo material e nunca aplicar nem rever com auditorias constantes para validação e acompanhamentos. Se você estiver envolvido nessa construção o não envolvimento e aplicação fica quase impossível.

 

Esse processo demanda muita energia, por essa razão não faça nenhum investimento que você não acredite e que a sua equipe não tenha sido envolvida. Comunique todas as fases do processo, isso faz parte da construção da “cultura da qualidade”.

Jacques Lacan, um famoso psicanalista francês dizia que quando falamos de um assunto e o concluímos devemos remeter as referências ao início de forma que o fechamento seja feito de maneira consistente. Isso aplicado ao desenho dos processos pode ajudar muito

 

Mas não se esqueça que tudo começa em você definir quem você vai atender e o que vai entregar, a partir dai todo o ecossistema pode ser alinhado de forma a gerar as receitas e margens desejadas com as entregas esperadas. Uma boa ferramenta para usar é o Canvas, sempre indicamos, temos até um vídeo explicando como usar.

Mas o importante é trazer para a realidade informações técnicas e conhecimentos passíveis de usar no dia a dia.

 

E por última para lembrar, mas não menos importante, o a cultura de qualidade só pode ser gerada se o processo for construído, por essa razão não se engane comprando um processo pronto ou usando o que alguém construiu. Isso vai se mostrar como perda de tempo e de dinheiro.

 

Tudo isso que estou te contando vem de uma prática, por essa razão é que você veja se faz sentido para você e faça isso na sua empresa, e venha aqui contar para a gente. Não acredite que estou te falando, aplique e depois me diga se funcionou ou não. Um investidor uma vez numa conversa muito produtiva me disse que o que mais vale são os executores, por que boas ideias o mundo está cheio, mas quem pode executar essas ideias é bem mais valioso. Então vamos lá executar?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.