x

Tributário

Código NCM

Conferir o Código NCM é fundamental.

03/07/2018 08:28:51

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Código NCM

Código NCM

Em mais de 23 anos atuando no seguimento de  Classificação Fiscal de Mercadorias classificamos milhares e milhares de mercadorias, revisamos  a classificação de outras milhares, emitimos centenas de laudos, publicamos centenas de artigos sobre o assunto, mas infelizmente também acompanhamos o sofrimento de dezenas e dezenas de contribuintes autuados e obrigados a recolher diferenças de impostos enormes, os quais nos procuraram apenas depois que sofreram sanções fiscais. Pois normalmente é isso que acontece, o contribuinte fica mais preocupado depois que vive o problema, assim como aquele que depois que é furtado resolve instalar um alarme ou fazer um seguro.

Hoje o resumo que fazemos de tudo isso é que poucos contribuintes se preocupam de fato com a utilização de uma classificação fiscal precisa, pois normalmente quem faz esse trabalho não é um classificador fiscal experiente, que conhece os mais diversos tipos de mercadorias, seu processo de composição ou fabricação e sua aplicação, além de dominar o conhecimento da NCM, Sistema Harmonizado e suas normas e notas.

Muitos contribuintes presumem erroneamente que contratar uma empresa ou profissional especializado em Classificação Fiscal é algo oneroso, o que não é verdade, pois a Classificação Fiscal de uma Mercadoria, ou revisão, é efetuada normalmente uma única vez. Não é algo que seja necessário fazer mensalmente ou anualmente e por isso não vale a pena correr riscos em razão de uma economia de alguns poucos reais que é feita praticamente uma única vez.

Devemos lembrar que toda a tributação da mercadoria é identificado pelo Código NCM, e se o mesmo estiver errado a tributação também estará, fazendo com que o contribuinte esteja sempre correndo riscos de autuação e recolhimento inesperado de diferenças acumuladas, em razão dessa tributação indevida.



Claudio Cortez Francisco
Classificador Fiscal de Mercadorias
www.classificadorfiscal.com.br

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.