x

Empresarial

Sócios e Sociedades no Brasil, suas responsabilidades na Gestao, e nos objetivos e resultados a serem alcançados, ou no fracasso da mesma.

As sociedades bem formadas e as com ma formação de seu quadro social, podem sofrer as consequências, em virtude desse detalhe tao importante, para se obter o sucesso de qualquer empreendimento, no qual pessoas se associam, se for negligenciado

09/07/2018 13:12:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sócios e Sociedades no Brasil, suas responsabilidades na Gestao, e nos objetivos e resultados  a serem alcançados, ou  no fracasso da mesma.

Sócios e Sociedades no Brasil, suas responsabilidades na Gestao, e nos objetivos e resultados  a serem alcançados, ou  no fracasso da mesma.

As sociedades em geral, sao muito semelhantes a um casamento, se os pares (socios), sao mal escolhidos, as consequencias sao imprevisiveis, para os negocios sociais.

  Com 40 anos de profissao e de experiencia, ja presenciei e participei de varios episodios de sociedades bem sucedidas em seus objetivos, bem como de outras, que se enveredaram por caminhos errados, logo de inicio, e em consequencia desses caminhos ,vieram a bancarrota, devido as açoes tomadas indevidamente e que as conduziram ao fracasso em seus objetivos logo de inicio.

 Isso acontece por varios motivos evidente, porem em sua maioria dos cases que conheço, os motivos foram que nao conseguem se planejar adequadamente, desde a elaboraçao do Contrato Social, bem como a definiçao das responsabilidades de cada socio, se reunem raramente para discutir os assuntos inerentes a area de atuaçao de cada um. Mas na realidade o assunto da area de cada um e de interesse de todos e da sociedade como um so corpo, formado pelos socios , clientes , fornecedores e principalmente os colaboradores e suas familias

Todos devem ter um objetivo comum, que e o sucesso  do empreendimento, e que o resultado seja lucro e progresso.Mas por diversos motivos, a liderança das açoes acabam recaindo sobre um  dos socios, este e um grave erro, pois e ruim para o que assume  as açoes , bem como para os que, permitem ou se omitem, nao expondo suas ideias sobre o assunto, questionando ou dando sugestoes, no sentido de aprimorar a açao a ser tomada.

 Presados leitores, no entendimento geral, o procedimento mais indicado e se estabelecer como regra, que determinados assuntos, projetos, planejamentos, bem como a implantaçao e execuçao dos mesmos,sejam objeto de uma reuniao formal da qual todos os socios participem obrigatoriamente, independente do numero de suas cotas, da qual sera extraida uma Ata, na qual alem da exposiçao detalhada da pauta da reuniao, sejam os assuntos tratadosna mesma discutidos e aprovados por todos, bem como os procedimentos devidamente programados e as responsabilidades distribuidas a quem de direito, para se alcançar os objetivos definidos . Tal Ata apos concluida, devera ter a assinatura de todos .

Esse cuidado e necessario, para o bem de todos, e principalmente dos socios e da sociedade, pois no caso de sucesso, ou eventual fracasso, todos tem sua cota de responsabilidade no fato. Essa e uma atitude inteligente de bons socios e gestores.

 Manoel Luiz Ribeiro Silva.

          Bacharel em Ciencias Contabeis e em Administraçao de Empresas.

          Empresario e consultor de empresas.

 

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.