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Quer captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade? Saiba como!

Captar novos clientes exige do profissional muita pesquisa, análise e a implementação de estratégias. Pensando nisso, elaboramos este artigo com um passo a passo para que você, contador, aumente sua base de clientes. Saiba mais:

11/07/2018 10:49

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Quer captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade? Saiba como!

Quer captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade? Saiba como!

Captar novos clientes e aumentar a sua carteira parece uma boa ideia, não é mesmo? Mas, como conseguir clientes na contabilidade? Veja esse passo a passo e as dicas que demos para conseguir tal feito.

ENTENDA QUAIS SÃO OS PROCESSOS PARA CAPTAR NOVOS CLIENTES PARA O SEU ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

PASSO 0: ANÁLISE INTERNA

Antes de prosseguirmos para o passo a passo de como captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade, primeiro, quero te fazer algumas perguntas. Você realmente precisa de novos clientes? Seu escritório está maduro o suficiente para ir em busca do crescimento ou uma estratégia nesse sentido pode comprometer o que conquistou até aqui? O contador precisa responder primeiro a essas perguntas para depois, dar andamento aos próximos passos. É imprescindível que o empreendedor saiba exatamente o que o seu escritório significa, o que ele entrega, quem ele atende, quem é o seu mercado, quais são as necessidades do consumidor, quem é sua concorrência, entre outros.

Para fazer essa análise, existe uma metodologia denominada Análise Swot. Ela é utilizada para que o empreendedor faça algumas análises internas e externas. Internamente, ele conseguirá compreender e identificar quais são as suas forças e fraquezas. Externamente, ele conseguirá verificar todas as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta.

PASSO 1: ENTENDA O SEU PÚBLICO-ALVO

Entender quem é o público que o seu escritório pretende atingir e/ou que já atende é algo de extrema importância, já que são eles que consumirão os seus serviços. Para isso, estude a possibilidade da criação de personas, que significam um personagem semi-fictício criado para ajudar um determinado negócio a entender melhor quem é o seu cliente ideal.

Após a definição desse perfil ideal, fica muito mais fácil seu escritório lançar-se no mercado e obter resultados positivos com um alvo específico.

PASSO 2: ESCOLHA UM NICHO DE MERCADO

Segmentar o mercado significa concentrar suas ações em um público específico. A relevância deste passo no processo de captação de novos clientes é que quanto mais específico e especialista em determinado assunto o seu escritório for, mais personalizado serão as suas soluções. Além disso, você poderá trabalhar com a estratégia de Oceano Azul, que no empreendedorismo, é aquele que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor, ou seja, explora um mercado que ainda não foi explorado por mais ninguém (ou que é pouco concorrido).

PASSO 3: EVIDENCIE SEUS DIFERENCIAIS

Nos dias atuais existem diversos escritórios de contabilidade a disposição do seu consumidor e por isso, a concorrência desse mercado tende a aumentar cada vez mais. Por isso, o seu escritório de contabilidade deve ser lembrado e recomendado por ser aquele que apresenta algum tipo de serviço a mais que os outros não oferecem. Concentre seus esforços e faça uma análise do que você entrega para o seu cliente.

PASSO 4: DIVULGAÇÃO E MARKETING DIGITAL

A importância da propaganda para qualquer tipo de negócio sempre existiu. Acontece que hoje, além da relevância dos meios tradicionais, os meios digitais chegaram para trazer ótimos resultados com baixos custos de investimento, trabalhando em paralelo com os meios offline.

Sabemos que o meio de divulgação é aquele que vai transmitir a mensagem entre empresa - cliente. Por isso, crie diversos materiais offline como folders, flyers, panfletos, cartões de visita, entre outros. Também aposte na elaboração de um bom site para o seu escritório. O comportamento do consumidor mudou nos últimos tempos e por isso, você deve concentrar seus esforços em oferecer uma boa experiência para ele.

Como qualquer outro segmento, a contabilidade também possui algumas restrições de divulgação. E, para que o seu escritório faça tudo da maneira correta e obtenha resultados positivos, esteja sempre atualizado com as regras do CRC e esteja de acordo com as questões legais da publicidade.

PASSO 5: ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO

Falando ainda sobre o meio digital, um dos jeitos mais eficazes de captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade é a partir dos materiais ricos (Marketing de Conteúdo). Artigos, posts, E-books, que geralmente são conteúdos gratuitos publicados no seu site, blog e redes sociais, podem e devem ser um diferencial da sua empresa.

PASSO 6: ALTERE A SUA IDENTIDADE VISUAL

A forma como o seu escritório se apresenta aos seus clientes contribui de maneira decisiva na percepção e lembrança de marca. É por meio da comunicação visual que você pode dar pistas do que você oferece como diferencial. Alterar a sua identidade visual pode ser uma forma muito eficaz de se posicionar no mercado, em especial, quando você concentra seus esforços em um nicho específico, por exemplo.

PASSO 7: PROPAGANDA BOCA A BOCA

Neste passo, daremos uma maior ênfase para aqueles que já são seus clientes. Por isso, a dica é: valorize sua base de clientes. Eles já te conhecem, sabem do seu serviço e das suas qualificações. Eles são ótimos instrumentos de divulgação para os potenciais clientes.

PASSO 8: AGREGUE VALOR

Uma das melhores formas de captar novos clientes para o seu escritório é agregando valor aquilo que você entrega. Divulgue aquilo que você oferece como serviço, quais são os seus diferenciais e evidencie suas exclusividades. Atualmente, o contador exerce além da sua função: ele atua como um consultor e o consumidor precisa saber disso.

MENSURANDO OS RESULTADOS

Depois de executar todos os passos para captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade, é primordial que agora você mensure os resultados dessas ações. Elabore um cronograma e insira uma avaliação periódica nas atividades do seu escritório para que você consiga acompanhar os resultados.

Vale ressaltar que seja qual for a ação que você irá implementar, é necessário muito estudo e planejamento para se ter sucesso. O empreendedor deve, também, considerar a partir da sua análise, que toda e qualquer ação que ele implementará não deve afetar os laços que ele já possui com aqueles que fazem parte da sua carteira.


E aí, está preparado para captar novos clientes? 

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