x

Empresarial

Consultoria e Assessoria Empresarial x Escritório de Contabilidade

Duas frentes de trabalho que se complementam!!!

11/07/2018 13:11:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Consultoria e Assessoria Empresarial x Escritório de Contabilidade

Consultoria e Assessoria Empresarial x Escritório de Contabilidade

 

Na realidade esses dois serviços distintos acabam por se completarem, há no meio empresarial que apenas um desses profissionais deve ser contratado para a empresa, a realidade não é bem assim.

Sou contador por formação, entretanto atuo como Consultor Empresarial nas áreas de Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria), vejo que uma empresa num mercado cada vez mais competitivo não pode ser administrada sem controles e informes de gestão, relatórios que relatam situações boas ou ruins, para que decisões possam ser tomadas de forma segura.

Como Contador vejo a importância da Contabilidade para consolidar as informações de todas as áreas (Estoque, Fiscal, Departamento Pessoal, Faturamento, Financeiro, entre outras) e com isso realizar as suas devidas conciliações e analise e apresentar a gestão a situação momentânea da empresa seja na esfera: Patrimonial, Resultados e mesmo a Fiscal; e podemos ressaltar que a questão Fiscal é a que maior tem foco quando falamos em serviços de Contabilidade, sem contudo desmerecer as demais informações.

Como Consultor tenho por pratica realizar visitas aos meus clientes ao menos 1 vez por semana, para entender a evolução dos serviços e corrigir ações da gestão quando se fizer necessário, discutir com os gestores as melhores estratégias gerenciais para que a empresa possa alcançar os resultados almejados.

As mudanças na legislação que ocorrem quase que diariamente, principalmente para empresas que tem foco em comercialização de produtos a nível nacional, faz com que os trabalhos da Contabilidade se intensifiquem com foco em mitigar erros diante da complexidade que nossos legisladores tratam a questão tributária, com isso, é comum ao atendermos alguns clientes que relatam a ausência dos contadores na gestão empresarial, como sou contador e entendo e conheço a realidade, é comum defender a classe, justificando que com nosso “emaranhado” código tributário cada vez mais “enriquecido” de pequenas reformas, o tempo está cada vez mais escasso.

Ao final é importante ressaltarmos que ambos serviços trarão maior eficiência a gestão empresarial quando trabalharem juntos, e essa pratica é comum ser presenciada em empresas de médio e grande porte. E porque não em empresas menores?

Esses serviços devem ser encarados como investimentos que resultam melhores resultados a empresa, hoje alguns empresários os tratam como obrigação legal ou simples despesa, contudo, isso está se modificando, principalmente quando seus resultados são melhorados com as estratégias por eles definidas.

Vale pensar!!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.