MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Sep 2018
23:15

Empresarial

A atuação do contador além dos serviços triviais da empresa.

Veja como o contador pode auxiliá-lo além dos serviços triviais que presta à sua empresa.

12/07/2018 13:45

7.542 acessos

contador custos

A figura do contador sempre foi imprescindível para o bom andamento da empresa, pois ela necessita do mesmo para seu funcionamento, seja na parte de apuração dos impostos ou o cálculo de suas obrigações trabalhistas, porém, o que muitas pessoas desconhecem é a sua atuação além de todos esses serviços.

Os serviços triviais do contador nos dias atuais passaram a não ser apenas o necessário para o bom andamento de uma empresa, uma vez que a mesma reconhece que precisa dos conhecimentos deste profissional que vão muito além do que se possa imaginar.

Podemos dizer que o contador é a porta de entrada para o empreendedorismo nacional, pois quando vamos abrir nosso próprio negócio, normalmente é o contador a primeira pessoa que recorremos em busca de uma orientação sobre os passos que devemos seguir, e baseando-se neste tema, iremos abordar alguns serviços que um contador pode prestar além da apuração de impostos e da parte trabalhista da empresa:

  • Apuração de Custos: O contador analisa os gastos da empresa e propõe uma série de medidas a serem tomadas pelo responsável da mesma a fim de reduzir gastos desnecessários da empresa, e poderem aplicar melhor seu capital em investimentos.
  • Formação de Preço de Venda: Uma ferramenta valiosa nas mãos de quem sabe usar, é através dela que o contador auxilia na correta aplicação do preço de venda baseando-se sempre nos custos da empresa formando assim o Mark-Up a ser aplicado.
  • Promover a Redução Legal de Impostos: O contador realiza uma análise da atual situação da empresa e estuda maneiras de realizar cortes e/ou diminuições na carga tributária da empresa de maneira legal.
  • Plano de Negócios: O contador pode auxiliá-lo na hora de abrir seu próprio negócio de maneira que reduza imprevistos, produzindo um plano de negócios que se adeque a situação real do empreendedor, onde o mesmo saberá onde investir seu capital e tenha metas e objetivos planejados ao enfrentar seus primeiros anos.
  • Fluxo de Caixa: Outra ferramenta importante que pode ser usada a favor dos empresários para saber qual o momento certo de investir seu capital, e até mesmo o valor que será investido sem que comprometa o seu orçamento.
  • Preparação para Licitações: Você que tem sua empresa e deseja oferecer seus produtos ou serviços para os órgãos públicos, deve passar por um processo de licitação, e o contador pode auxiliar na hora de providenciar a documentação necessária, a fim de não haver problemas posteriormente com o governo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, uma das principais causas do fechamento das empresas nos primeiros 5 anos de atividade são a falta de planejamento, e que cerca de 55% dos empreendedores não realizaram o plano de negócios citado anteriormente em nossa lista de serviços que o contador realiza, e também uma parcela desses empresários não sabiam que o contador poderia auxiliá-los com todos estes problemas enfrentados.

Agora que você conhece a importância desse profissional, já pensou se o planejamento de sua empresa está sendo realizado de maneira correta? , ou até mesmo, você realiza no mínimo 2 dos itens listados acima? .Caso não, não Hesite em contatar seu contator quando surgirem dúvidas administrativas ou idéias de inovações em se negócio!

Escrito por

José Vitor Mafessoli

Estudante do curso de ciências contábeis, 19 anos, pretendo ter uma carreira sólida e me tornar referência no meio contábil. "TODO BOM DESEMPENHO COMEÇA COM OBJETIVOS CLAROS." Ken Blanchard

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César