x

Trabalhista

eSocial: aprenda com os finalistas da Copa

Se a sua empresa ainda está "andando em campo" quando se fala de eSocial, já passou o momento do seu time começar a "correr"!

20/07/2018 08:47:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
eSocial: aprenda com os finalistas da Copa

eSocial: aprenda com os finalistas da Copa

Na última semana, escrevi sobre como a Copa do Mundo de futebol, encerrada no último domingo, poderia ensinar sobre o eSocial para as empresas fazendo alguns comparativos com a trajetória das seleções que ficaram pelo caminho no Mundial.

Você se recorda que comentei que o eSocial exigiu das empresas, contabilidades e departamentos ligados a folha de pagamento planejamento, organização, trabalho em equipe e treinamentos para que a implementação fosse bem-sucedida?

Pois é! Após apontar as falhas das seleções que ficaram pelo caminho de forma precoce, hoje vou falar sobre o que os selecionados nacionais que foram semifinalistas podem ensinar para as empresas.

Quarto lugar na Copa do Mundo, a Inglaterra nos mostrou que planejar é fundamental para atingir os objetivos. Mesmo que esse planejamento possa significar escalar o time reserva em uma partida em que perder poderia ser mais interessante que ganhar... Já classificada para a fase de oitavas de final, o time inglês escalou uma equipe repleta de reservas na última partida da fase de grupos, perdeu para os belgas e foi para a disputa dos playoffs na chave em que estariam as seleções mais frágeis e menos tradicionais. Assim como em uma Copa do Mundo, na implantação do eSocial também pode ser fundamental saber escolher o caminho mais indicado!

Já a Bélgica, terceira colocada no Mundial, fez sua melhor campanha na história da competição e deu uma verdadeira aula sobre planejamento e organização. Há quase duas décadas, após a frustração de não ir bem na Eurocopa de 2000 disputada em casa, os belgas iniciaram um projeto de longo prazo para reestruturação das categorias de base (não apenas da seleção, mas também dos clubes). O resultado disso, além da melhor campanha da história, foi o surgimento da melhor geração de atletas de futebol da história do país (com nomes como Eden Hazard, Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne) e a certeza de que virá muito mais por aí nos próximos anos. Não é preciso nem explicar o que a seleção belga deixou de lição para todos os empresários e empreendedores, certo?

Vamos falar da Croácia? Bom, aqui temos o único caso de exceção! Exceção essa que pode acontecer no futebol, mas que dificilmente ocorrerá no mundo empresarial. A Croácia chegou até a final do Mundial sem ter um projeto organizado e estruturado. Na última rodada das eliminatórias europeias para a Copa da Rússia, apostando em um desconhecido treinador interino, Zlatko Dalic, os croatas conseguiram se classificar para repescagem, onde alcançaram a vaga para o Mundial. O time croata contou com uma dose de sorte, mas, obviamente, houve muito comprometimento de toda equipe para que o time chegasse ao segundo lugar da competição. Diferentemente do futebol, onde a sorte e a reunião de outros fatores podem levar uma equipe ao sucesso, na implantação do eSocial sua empresa não pode dar-se o luxo de contar com o acaso desta maneira.

Finalmente, chegou a vez de falarmos da campeã França. Para atingir o topo e se tornar a melhor seleção do planeta, não poderia ser diferente: o time francês seguiu à risca a cartilha: planejamento, organização, trabalho em equipe e treinamentos. O treinador Didier Deschamps foi preciso no planejamento e na organização do time ao realizar as mudanças necessárias nos momentos certeiros: o jovem elenco francês era composto por apenas seis jogadores da equipe estavam na Copa de 2014 e nove que disputaram na Eurocopa de 2016. O treinador também soube unir a equipe francesa - com histórico recente de casos de desentendimentos que envolvem até a Justiça francesa - em prol do título mundial, obtendo dedicação máxima dos seus comandados nos treinamentos e jogos do Mundial.

Se a sua empresa ainda está "andando em campo" quando o assunto é eSocial, já passou o momento do seu time começar a "correr". A Copa do Mundo passou, mas em contrapartida, o eSocial já chegou!

Fique atento(a)!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.