MOMENTO CONTÁBEIS

Autenticação de documentos |informações sobre a EFD|Atestados Médicos

Contábeis o portal da profissão contábil

19
Oct 2018
13:29

Carreira

Plano de Carreira para Contador

6 Estratégias para trilhar um caminho de sucesso usando a contabilidade.

30/07/2018 16:44

4.981 acessos

plano de carreira estratégia para sucesso

O mundo nos exige cada vez mais competitividade.  No segmento contábil não é diferente, necessitando o profissional demonstrar o tempo todo a sua competência e habilidades.

 Você que escolheu a ciência da riqueza como profissão já se perguntou o que é preciso saber e fazer para ter a carreira dos seus sonhos?

Para se destacar e ter o seu “passe” disputado por empresas ou clientes?

Então vamos pelo melhor caminho que eu conheço para ir de um lugar a outro: Um Plano!

Você já deve ter ouvido falar sobre Plano para empresa e estranhou essa ideia?

Pois é a ideia é a mesma

Mas não qualquer plano, um plano para sua carreira com estratégias para nortear os seus caminhos na sua trajetória profissional.

 Primeiro vamos listar algumas capacitações e habilidades necessárias para você alcançar o seu objetivo profissional, e inclusive você vai saber escolher esse objetivo com assertividade, de forma que montar o seu será uma tarefa clara e prazerosa!

1 - Defina uma área

Vamos considerar que você está no primeiro semestre sonhando em se formar e com seu CRC feliz e sorridente, ou mesmo já está atuando  numa empresa u atuando como empreendedor.

O primeiro passo é definir a área de atuação que você busca em sua carreira contábil, porque para começo de conversa a contabilidade é um oceano a ser navegado e é melhor ter um barquinho com uma rota muito bem definida e ter certeza que os suprimentos e equipamentos dão conta do percurso todo.

Faço a sugestão que você mergulhe nas possibilidades antes de embarcar, pesquise as matérias, as disciplinas o que fazem, possibilidades de ganhos, atuações e afinidades.

O que já posso te adiantar é que a contabilidade consta como uma das profissões que embasarão as novas atividades no mundo, mesmo que o seu funcionamento seja totalmente transformado pelas tecnologias, trabalhar com a transparência nas finanças de uma organização, a integridade da marca e sua reputação serão grandes desafios cada vez mais essenciais  para esse profissional.

Torna -se especialista na sua profissão levara você de forma mais segura a um lugar de “autoridade” aos seus objetivos

Alguns exemplos de especialização que podem ser seguidos pelo profissional contábil são auditoria, perícia, controladoria, contabilidade financeira, contador, empreendedor, contabilidade ambiental, contabilidade internacional, contabilidade consultiva, carreira pública entre outros.

 Escolhido o paraíso a ser buscado dois pontos fundamentais devem ser mirados:  as competências e os treinamentos.

Após mirar esses pontos faça duas perguntas: Eu tenho essas competências?

Se não tenho, quero/posso desenvolver?

Depois descubra no mercado os treinamentos que existem porque vou te contar um segredo a faculdade não te ensina como trabalhar, ela te vai te ensinar a pensar como um contador, ela, se obter sucesso plenamente,

 devera te transformar num pensador para atuar na área desejada, e aí você vai ter a necessidade de aprender conteúdo prático se quiser ter excelência e destaque. Se chegar a conclusão que não atende aos seus anseios, volte duas casas e pesquise de novo.

2 - Busque referências

Não tenha vergonha de pedir opiniões de suas chefes ou professores: faz parte do trabalho deles orientar seus colaboradores e alunos.

Mas não se contente só com isso, pesquise nas áreas escolhidas quem são os profissionais reconhecidos já como autoridades e mire neles, veja as formações, análise os percursos e como a bagagem foi adquirida.

Após essa análise, invista em conhecer tudo sobre ele ou eles, mesmo que depois você mude ou troque, mas ter uma inspiração é muito importante para forjar o perfil desejado.

Se você tiver sorte ou até a chance pode ter um mentor, um mentor é um cara batuta que sabe muito e é excepcional no que você quer para você. Poucos profissionais possuem a humildade de reconhecer que precisam aprender com alguém, e esse aprendizado não necessariamente deverá ser com alguém que é mais velho, mas sim mais experiente.

3 - Invista em treinamento

Conhecimento é um valor adquirido que quando compartilhado nos traz ainda mais.

Por essa razão essa é uma peça fundamental no seu plano de desenvolvimento profissional.  Além de te tornar mais capacitado para exercer os cargos, o conhecimento adquirido nos treinamentos será a sua bagagem profissional.

Os profissionais mais valorizados costumam ser pessoas com vasto repertório e visão sistêmica,  pois provavelmente saíram da sua zona de conforto buscando sempre  estar sempre à frente das tendências e aprendendo.

Mas lembre-se: para não correr o risco de gastar tempo e dinheiro com cursos que não vão te acrescentar em nada, esse investimento deve ser realizado após a definição da área que você pretende atuar.

4 - Estabeleça metas

Não subestime nossa capacidade de dispersão, mesmo o sonho ou desejo mais intenso pode se perder se não houver especificação e clareza do que você quer.

Então mãos a obras! Onde você quer chegar? Como? Quando? Em que posição?

Metas devem ser claras, especificas, significativas, com tempo determinado, significativa para você, mensuráveis e alcançáveis, se atente a todos esses pontos, senão não é um sonho, é só um pensamento vago sobre algo.

5 - Monte um Plano de Ação

Chegou a hora de colocar em prática todo o planejamento que você fez para a sua carreira.

Nesse momento, é preciso ser muito prático e paciente, não perdendo de vista todos os passos do seu plano.

É importante dar pequenos passos e perceber que alcançar seus objetivos não é uma coisa de outro mundo. Mas olhar de forma recorrente para cada avanço é que te da motivação para continuar nesse trajeto que não será breve, pois essa é a história da sua vida profissional.

6 - Busque Apoio especializado.

Se você acha difícil estabelecer essas metas ou não possui a disciplina necessária para seguir sozinho o que foi traçado, a ajuda de um profissional pode ser uma boa opção.

O objetivo é te auxiliar a descobrir e planejar sua carreira profissional, através de estratégias personalizadas e alcançar com êxito os objetivos propostos. Mas essa é a primeira parte, pois construir uma mentalidade para fazer a manutenção, seguir o caminho e corrigir a rota quando preciso, é tão importante quanto.

Um profissional que você admire pode criar o vínculo necessário para impactar a sua forma de agir melhor do que você sozinho.

 Pense nisso, mas principalmente se debruce com carinho sobre o assunto, pois essa pode ser mais do que sua história profissional, e sim a história da sua vida.

Escrito por

Lucia Regiane Rodrigues

Consultora de Finanças para Pequenas e Micro Empresas, Contabilista com especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela Fundação Getulio Vargas / FGV Programa 10.000 Mulheres da FGV, do banco de investimentos Goldman Sacks sócia CMO na Consultee Contabilidade, empresa certificada no PQEC Gestão (Programa de Qualidade de Empresas Contábeis - SESCON /AESCON 2017) e Sócia Administradora na Minha Contadora com vasta experiência e formação em psicologia, gestão de negócios e gestão de pessoas. (11) 98090-9332 (11) 3129-7520 FACEBOOK: facebook.com/clubedecontadoras INSTAGRAM: clubedecontadoras TWITTER: clubedecontadoras BLOG: clubedecontadoras.com.br Google +: Clubedecontadoras YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVS4YfV1DRjcaQdbH_4i_DA

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César