x

Empresarial

ERP - Como a escolha correta pode influenciar positivamente seu negócio

Cada vez mais difundidos entre as empresas, sistemas podem agilizar processos e serem ferramenta útil de gerenciamento e compliance

16/08/2018 10:16:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ERP - Como a escolha correta pode influenciar positivamente seu negócio

ERP - Como a escolha correta pode influenciar positivamente seu negócio

As empresas enfrentam cada vez mais desafios para se manterem competitivas e lucrativas.

Num mundo globalizado e num país em crise, a complexidade envolvendo os negócios tem se ampliado e a forma tradicional de se gerenciar tem se tornado ineficiente.

Como consequência as organizações de diversos portes tem feito uso das ferramentas de automação comercial para lhes auxiliar nessa árdua tarefa.

Esse artigo aborda dois aspectos interessantes em que a escolha de um ERP pode ter efeitos positivos para a organização:

Aumento de eficiência e auxílio na melhora de qualidade do compliance.

Mas primeiro...

O que é mesmo um ERP?

Antes de mais nada, vamos entender primeiro o que vem a ser um sistema ERP.

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning que literalmente significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

O sistema ERP integra todos os departamentos e processos de uma empresa, de forma que tudo possa ser rastreável, configurável e padronizado.

Um exemplo:


O sistema ERP pode rastrear o processo de compras desde a cotação, pedido de compra, passando pelo recebimento, conferência da mercadoria, entrada em estoque, baixa de estoque e registro fiscal/contábil.

Ou seja, você tem todo o ciclo do processo à disposição e de forma padronizada.


O que um ERP pode fazer?

Como mencionado em parte no item anterior, o ERP é uma poderosa ferramenta de controle e padronização de processos, podendo abranger todas as rotinas possíveis de uma organização ele pode proporcionar à seus usuários uma grande variedade de possibilidades.

Ele pode:

- Rastrear e padronizar a logística de transportes;
- Controlar estoques;
- Padronizar o processo de vendas;
- Auxiliar na gestão de recursos humanos;
- Integrar os processos da entidade à contabilidade. ..

Usando o ERP como ferramenta de eficiência de processos


Existe uma citação que dizem ser de Bill Gates. " A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência."

Portanto, antes de utilizar um ERP, trate de se certificar que seus processos estejam devidamente mapeados e organizados.

Nada adianta investir milhares ou milhões de reais num sistema se sua empresa não está comprometida com a eficiência desde o menor processo.

Após a análise e ajustes de seus processos internos, conjugado com a capacitação de pessoal, o sistema terá o potencial real de otimização e aumento de eficiência na organização.

E um dos efeitos de um ERP bem utilizado é a redução de tempo empregado nas atividades rotineiras da entidade. E como dizem, "tempo é dinheiro". Em época de crise econômica, isso é ainda mais real e importante.


Relação ERP x Compliance

Outro ponto em que um ERP bem utilizado pode ajudar é no quesito conformidade.

Cada vez mais as empresas precisam se certificar de estar cumprindo com as regras relacionadas à seu negócio. A não observância à isso tem levado empresas a pagarem caro por estarem às margens da conformidade.

Um exemplo disso é a conformidade tributária. Temos em nosso País um emaranhado de regras fiscais envolvendo todas as empresas. Por isso faz-se necessário além de conhecer essas regras, padronizar os processos para que os mesmos atendam à essas regras. O ERP pode ser de grande ajuda na medida em que trabalha a padronização.

Mas entenda, o sistema não funciona sozinho e precisa de configuração inicial e de ajustes constantes à essas regras.

É comum ouvir críticas à sistemas que na verdade tem origem na má configuração de parâmetros ou no despreparo dos usuários.

Para pensar ...

Como um sistema ERP pode impactar no meu negócio?
Para quem já possui um ERP: estou usando adequadamente todos os recursos do sistema?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.