WEBINAR GRATUITO

Quarta 26/09|15h - RFID a favor da fiscalização e Rastreabilidade

Contábeis o portal da profissão contábil

25
Sep 2018
12:25

Empresarial

A crescente onda do empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo sempre foi e sempre será a mola propulsora da economia em todo mundo. Porém assistir a uma reportagem veiculada no Jornal Nacional da semana passada, a respeito da crescente onda do empreendedorismo no país, devido ao desemprego.

10/09/2018 10:39

1.265 acessos

empreendedorismo empreender

O empreendedorismo sempre foi e sempre será a mola propulsora da economia em todo mundo. Porém assistir a uma reportagem veiculada no Jornal Nacional da semana passada, a respeito da crescente onda do empreendedorismo no país, devido ao desemprego.
 
Nesse viés exitem dois lados da moeda, o primeiro é o empreender de forma planejada e o outro é o empreender por causa da crise, aqui nesse caso o desemprego. Tanto um como o outro tem seus pós e contras, para seu desenvolvimento. Em um país em que o desemprego está em evidência, e que paralelo a isto cresce o numero de empreendedores, fato este que preocupa. Mas, porque preocupa. Preocupa porque , segundo estudos realizados nos mostram que de cada 100 empresas abertas apenas 15% sobrevivem após 2 anos de sua abertura e que dos 15% apenas 2% conseguem sobreviver após os primeiros cinco anos.
 
Mais, o que está errado, será apenas a economia?, a resposta é Não, a maioria dos empreendimentos abertos, tem por trás pessoas e seus sonhos, que idealizam um negocio e que no caso em especifico o desespero de ficar sem renda após um desemprego e que de forma desesperada e despreparada abrem algum tipo de negócio.
 
Há algum tempo escrevi um artigo; Precisa-se de empreendedores, onde neste, cito que deve-se haver um preparo do empreendedor para realizar o seu sonho de se tornar dono do próprio nariz. Uma destas etapas está no planejamento. Etapa esta fundamental, pois deve-se observar, estudar, avaliar o nicho de mercado em que irá se inserir, ver a viabilidade e dai fazer um bom planejamento e elaborar o Plano de Negócios, peça importante para qualquer empreendedor. Servirá de carta de navegação para o desenvolvimento do seu negócio. Onde poderá ir alterando-o ao longo da jornada e ir adequando quanto as mudanças apresentadas.
 
Muitos desses empreendedores que abrem algum tipo de negócio motivados pelo desemprego, acabam não realizando esta etapa tão importante e por isso podem acabar pior do quando foi demitido. Ter um negocio próprio não é tarefa fácil, mexe muito com o psicológico, emocional, familiar de todo empreendedor e se este não for excessivamente bem planejado pode vir a sucumbir e entra na estatística de fechamento de empresas.
 
O referido jornal falou com entusiasmo sobre esse crescimento de empreendedores, penso que deve haver uma certa cautela quanto a este entusiasmo exacerbado, sabemos que nós brasileiros somos empreendedores natos, devido a estarmos sempre achando um jeito de ganhar o pão de cada dia, porém no caso de abertura de um negócio, não é só ganhar o pão de cada dia, e assumir riscos, responsabilidades perante a fornecedores, funcionários, clientes, entre tantos outras responsabilidades que passam a existir quando se abre um negocio, e terá que gerir tudo isto de forma organizada, planejada e com o máximo de controle que se possa ter. Gerir um negocio sem saber que rumo tomar, é extremamente arriscado e perigoso.
 
Não descarto que a nossa economia precisa de empreendedores, mas empreendedores que estejam dispostos a aprender, que estejam dispostos a se panejarem, que estejam dispostos a fazer acontecer.
 

Humar Souza

www.humarsouza.com.br

Escrito por

Humar José de Souza

Humar Souza HS Contabilidade http://www.humarsouza.com.br humarsouza@hotmail.com

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César