x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Societário

10 passos para se abrir uma empresa

Este artigo foi escrito com base na demanda de novos empreendedores que não sabem o passo a passo de como abrir seu próprio negócio. Lembrando que não se trata de uma lista exaustiva e sim exemplificativa.

19/09/2018 14:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
10 passos para se abrir uma empresa

10 passos para se abrir uma empresa

Este artigo foi escrito com base na demanda de novos empreendedores que não sabem o passo a passo de como abrir seu próprio negócio. Lembrando que não se trata de uma lista exaustiva e sim exemplificativa. Dependendo do tipo de forma jurídica, por exemplo, o MEI, não há necessidade de se ter um certificado digital ou ainda fazer o registro na Junta Comercial.

1) Primeiro passo, contratar um contador. O contador será o principal aliado na gestão e planejamento financeiro do negócio e irá manter a empresa em dia. Ainda, o contador auxiliará o empresário a seguir as outras etapas.

2) Segunda passo, definir a atividade do negócio. Atente-se que a atividade escolhida pode impactar diretamente no relacionamento com os clientes e fornecedores. Nesse momento, o contador irá pesquisar o CNAE (Código de Nacional de Atividade Econômica) mais adequado para a empresa.

3) O terceiro passo é definir se a empresa terá um sócio ou mais. São variadas “formas” de natureza jurídica, entre elas o Empreendedor Individual, Empresário Individual, Sociedade Limitada, EIRELI, entre outras.

4) Quarta passo, escolher o nome fantasia e o endereço. A escolha do nome fantasia deve se associar a atividade e o objetivo da empresa. Quanto ao endereço deve-se atentar para as exigências previstas na concessão de licenças e alvarás de funcionamento.

5) O quinto passo pode ser o planejamento do capital social. Lembre-se que toda empresa (personalidade jurídica) nasce de um investimento inicial de uma pessoa física. O aporte de capital inicial deve ser suficiente para prover os custos fixos até que a empresa consiga produzir receitas para se manter.

6)  Outro passo importante é obter um certificado digital, e-CPF ou e-CNPJ. O registro online da empresa na Junta Comercial é feito por meio do certificado digital, que também facilitará inúmeros processos e contribui para a segurança e confiabilidade das informações emitidas pela contabilidade. Importante, salientar que o e-CNPJ é adquirido depois de formalizada a empresa.

7) Sétimo passo, registro na Junta Comercial e obtenção do número do e-CNPJ. Com o registro, a empresa passará a existir oficialmente. Em Minas Gerais todo processo de registro da empresa na JUCEMG é online com o uso de certificado digital. Normalmente, a empresa é aberta em até 8 dias para Empresário Individual, Sociedade Empresária Limitada e EIRELI. Pelo aplicativo Coleta Online é possível obter o número do CNPJ da empresa.

8) Próximo passo, é obter a inscrição estadual da empresa, quando comércio. A inscrição estadual é liberada pela Secretaria da Fazenda do Estado de origem para o recolhimento e fiscalização do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) .   

9) Ainda é necessário obter as licenças, inscrições nos órgãos de regulação e alvarás. Normalmente, as inscrições e licenças exigidas são a licença sanitária, licença ambiental e a vistoria do Corpo de Bombeiros. Por último, o alvará de localização e funcionamento é um documento municipal que autoriza a empresa manter-se aberta.

10) O último passo é organizar um sistema de gestão para manter o controle financeiro e de estoque, conforme a necessidade da empresa, e que seja capaz de emitir notas fiscais. Outra necessidade é a abertura de uma conta bancária da pessoa jurídica.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.