x

Empresarial

A Perícia na Gestão Empresarial

Atualmente, gerir envolve uma perspectiva muito mais abrangente e diversificada de atividades quanto ao passado. Em consequência o gestor precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições adversas das anteriormente passadas.

21/09/2018 11:14:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Perícia na Gestão Empresarial

A Perícia na Gestão Empresarial

No mercado comercial é importante se atentar aos avanços e mudanças tanto na demanda x oferta, quanto em relação à tecnologia. O ambiente de negócios é um fato que deve ser observado e cuidado devidamente. O reflexo das alterações tende a modelar este cenário. A gestão vem se adaptando a novas metodologias, a fim de capacitar o empresário a se manter na concorrência. É necessário perceber que tais mudanças são um fator relevante e não meramente uma opção.

O que vem a ser Gestão Empresarial? Pode se dizer que é o controle organizacional do patrimônio da entidade, bem como o gerenciamento dos bens, direitos e obrigações.  O gestor que sabe utilizar os dados financeiros e contábeis, e que reconhece suas limitações, dispõe de um poderoso instrumento de trabalho que lhe possibilita tomar decisões, com planos para o futuro, bem como conhecendo a situação atual e o grau de acerto e equívocos de suas decisões anteriores.

Atualmente, gerir envolve uma perspectiva muito mais abrangente e diversificada de atividades quanto ao passado. Em consequência o gestor precisa estar apto a perceber, refletir, decidir e agir em condições adversas das anteriormente passadas. O dia a dia de um gestor, nos dias de hoje, envolvem diferentes princípios a serem enfrentados numa realidade complexa:

Interdisciplinaridade – envolvem diversas áreas, perfis e profissionais, inclusive linguagens;

Complexidade - as variáveis do mercado estão cada vez mais presentes;

Exiguidade – o processo de decisão esta cada vez mais estreito, em janelas de prazo e tempo reduzidos, e os prazos para respostas mais exigidos;

Multiculturalidade - o gestor deve adaptar a múltiplas formas de “culturas”, doutrinas diferentes tanto em seus clientes, quanto em seus fornecedores, cooperados, etc.;

Inovação – este é um assunto que na gestão tanto a tecnologia da informação quanto a comunicação estão a oferecer vantagens, porém, há riscos a se correr;

Competitividade – com as mudanças no preço e técnicas de mercado, surgimento de novos produtos, oscilações de preços, o gestor tem que se atentar para conseguir se manter de maneira competitiva.

Nesse ambiente, o que diferencia a gestão empresarial de qualidade da gestão ineficiente é o método que o gestor utiliza as ferramentas disponíveis.  Dentre essas ferramentas eis que é possível citar a Perícia Contábil, que são serviços relacionados, constituídos por procedimentos técnicos e científicos destinados a levar ao esclarecimento de informações duvidosas presentes na entidade.

A perícia entende-se como verificação de dados, exame e vistoria. Exame é a apreciação do objeto solicitado, por meio de peritos, para o esclarecimento. Vistoria segue o mesmo conceito, porém restrita à inspeção ocular, muito empregada nas questões possessórias, nas demarcatórias e nas referentes aos vícios redibitórios. Como por exemplo: se fizermos uma perícia nos extratos bancários, perguntando-nos o que seria relevante periciar, talvez a resposta seria: “os juros pagos pela empresa”. Será que o IOF, juros contratuais, tarifas de contas, juros cobrados no saldo, juros de parcelamento de empréstimo negociais com os bancos estão realmente corretos? O papel do perito será averiguar esse tipo de dúvida, e apresentar possíveis resultados ao gestor.

Compreendem a grandeza em contratar essas atividades para o meio empresarial?

É muito comum na atualidade, quando o assunto é pericia ligarem diretamente ao judiciário. Contudo, com o passar dos tempos os gestores em suas organizações têm visto no perito um diferencial de ganho para sua empresa. Deparamo-nos com financiamento de um veículo para a entidade, podemos visualizar através da perícia se o juro compactuado é o que realmente está sendo aplicado e caso contrário poderá ser solicitado ao fornecedor para que revise os cálculos, ou caso de resistência, utilizar-se da via judicial a fim de resolver o empecilho. Isso certamente irá acarretar uma redução de despesas e uma maior margem de lucro para o gestor.   
Com a adoção do IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade pela Lei 11.638/2007,  as contas contábeis passarão por um exame pericial e contábil, além de auditoria, com intuito de “harmonizarem” a transparência e as técnicas adotadas, passando a influenciar nas tomadas de decisão.

É possível citar ainda, alguns benefícios em contratar uma pericia na gestão empresarial, como:

  • Cálculos revisionais: revisão juros  em empréstimos e financiamentos, podendo atingir além da redução, até mesmo a quitação da obrigação.
  • Auxílio em litígios: contestar o laudo que o perito judicial nomeado pelo juiz redigiu. Faz-se uma perícia extrajudicial e confrontam-se as duas, podendo o jurídico recusar o laudo apurado pelo judiciário.
  • Apuração de haveres: saída ou entrada de sócio, avaliação patrimonial para possibilidades de cisão, fusão ou concordata.

Existem inúmeros benefícios a serem citados, porém foram utilizados os mais comuns, embora seja de uma maneira breve, é possível identificar a importância da pericia na gestão empresarial. Inclusive reafirmar a importância das entidades na contratação desses profissionais, além de poder usufruir-se de redução de despesas e custos e aumentar a margem de lucro e permanecia no mercado.

Copyright © 2018 por Kaík Rodrigues Vieira. Todos os direitos reservados.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.