x

Empresarial

Entenda como fazer uma boa gestão financeira na empresa

Como está a saúde financeira dos seus negócios?

24/09/2018 09:30:17

2.472 acessos

Entenda como fazer uma boa gestão financeira na empresa

O setor financeiro de uma empresa requer muita atenção. É ele quem gere os recursos disponíveis, alocando e distribuindo para os demais setores. Uma gestão financeira eficiente é necessária para a sustentação e o crescimento de qualquer negócio e, muitas vezes, até para a sobrevivência dele.

Por meio dela, é possível observar a situação atual e projetar situações futuras. Isso permite que o empreendedor elabore planos para o crescimento do negócio sabendo quais recursos estarão disponíveis em cada período. 

Soluções como a integração financeira e contábil com o seu escritório contábil, agilizam o processo de envio de dados e aumentam a assertividade das informações geradas para a tomada de decisão. Assim, o empreendedor deve estar atento a parceiros e ferramentas tecnológicas que possam auxiliá-lo nesse processo.

Neste artigo daremos algumas dicas valiosas para uma boa gestão financeira. Siga conosco se você quer aprender alguns pontos fundamentais para o crescimento do seu negócio!

Seja profissional e organizado

Organização e profissionalismo são pré-requisitos para realizar uma boa gestão financeira. Isso passa, inicialmente, pela separação completa das finanças da empresa e das despesas dos sócios. Você sabia que essa é uma prática muito comum, principalmente, em micro e pequenas empresas? Não é aconselhável e adequado misturar as contas da pessoa jurídica e da física: a distribuição de lucros deve ser realizada de maneira profissional e dentro das normas legais vigentes.

Gerir o seu negócio com seriedade também envolve não perder recursos para a falta de organização. Mantenha a documentação e relatórios financeiros da sua empresa em dia para evitar perda de tempo. Nesse sentido, é importante garantir a aplicação de boas práticas empresariais, evitando o desperdício.

Mantenha-se atualizado

Por mais que se aprenda com a prática, o gestor deve estar atento às novas teorias e ferramentas de gestão financeira.

Os estudos na área avançam rapidamente. Já parou para pensar que 5 ou 10 minutos de estudos diários podem se transformar em uma grande vantagem competitiva?

Tenha um planejamento estratégico

Para que um negócio evolua é necessária uma análise da sua posição no mercado e estipular metas e prazos para crescer. Com objetivos claros, é possível planejar e direcionar os recursos de maneira que eles sejam atingidos.

Assim, o planejamento estratégico deve trabalhar junto com a gestão financeira para o crescimento do seu negócio.

Use ferramentas financeiras

Um trabalho bem executado exige a utilização de ferramentas eficientes. Na gestão financeira não é diferente. Procure usar sempre as melhores ferramentas teóricas e práticas para manter o setor atuando em alto nível de confiabilidade.

A ferramenta mais evidente é o fluxo de caixa. Com ele, é possível saber o valor disponível nos cofres da empresa ao longo do tempo, garantindo que haverá o dinheiro necessário na hora de realizar, por exemplo, um investimento.

Ferramentas tecnológicas também fazem parte de um setor financeiro eficiente. Softwares de gestão e controle evoluem e são atualizados constantemente. Definitivamente trata-se de algo que merece atenção de todo empreendedor!

Faça integração com o seu contador

A integração contábil garante uma conexão eficiente entre as diversas áreas da sua empresa e o financeiro. Por meio da integração, o contador tem acesso aos dados, em alguns casos, assim que eles são inseridos no sistema ERP ou similar utilizado pela empresa. 

O acesso facilitado aos dados evita perda de tempo e erros de digitação na transferência das informações da empresa para o escritório contábil.

Com essas informações você deve ser capaz de manter o setor financeiro da sua empresa saudável. Aplique essas dicas e faça uma boa gestão de recursos para fazer seu negócio crescer!

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.