x

Empresarial

O Contador versus Inteligência Artificial

Muito têm se falado, escrito, discutido e debatido sobre esse tema, em que tem ganhado notoriedade no meio contábil, pela maioria dos artigos publicados e reportagens citar a profissão contábil em relação ao uso da inteligência artificial.

25/09/2018 10:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O Contador versus Inteligência Artificial

O Contador versus Inteligência Artificial
Muito têm se falado, escrito, discutido e debatido sobre esse tema, em que tem ganhado notoriedade no meio contábil, pela maioria dos artigos publicados e reportagens citar a profissão contábil em relação ao uso da inteligência artificial. Onde alguns estudiosos tendem a afirmar que a nossa profissão será uma, das que estão à beira de se extinguir ate 2025 com o uso da inteligencia artificial.
 
Mais para entendermos melhor este assunto e desmistificarmos de uma vez por todas essa assombrosa noticia, temos que recorrer a história. Muitos dirão, mas porque recorrer a história uma vez que essa fase está ai e não temos como lutar contra?. Claro que temos, não de lutar contra mas, sim lutar a favor do uso da inteligencia artificial. Nos primórdios dos tempos como e quando nem se sabia o termo contabilidade, nossos antepassados primitivos, já a usava em suas vidas, utilizando-se de métodos altamente primitivos para controlar a sua comida e sua família. Os tempos foram passando e a humanidade foi evoluindo, passamos por diversas eras nas quais nunca deixamos de contabilizar nossos feitos e coisas. Até chegarmos em uma era em que foi marco fundamental da nossa profissão quando Luca Pacioli criou a contabilidade como nós a conhecemos hoje, elaborando o método das partidas dobradas e tornando isso uma regra contábil até os dias atuais, naquele momento o meio contábil e os comerciantes com toda certeza ficaram preocupados, principalmente os guarda-livros (termo antigo usado para descrever os contabilistas da época), que se desesperaram e acharam que a sua profissão estava ameaçada, que iriam acabar ali, não teriam mais o que fazer na vida para manter seu sustento. Percebe-se então, que apenas nada mudou, introduziu-se um novo conceito teórico e prático, estabelecendo normas e regras para que o resultado contábil fosse o mais fiel possível, mediante as apurações realizadas em seus diversos livros de controle manual. 
 
O tempo passou e veio a revolução industrial, com o advento que as máquinas tomariam os postos de trabalhos das mais diversas profissões, incluindo a nossa de contador. Mas uma vez percebe-se que essas máquinas teriam que ser operadas por pessoas e que delas dependiam todo o seu funcionamento, seja na operação, seja na manutenção e controle. E nisso nossa profissão foi evoluindo assim como todo o mundo. Passamos por diversas evoluções. Evoluções estas que foram de importância fundamental para o nosso desenvolvimento enquanto profissional.
 
Os mais velhos irão lembrar dos tempos em que se trabalhava em um escritório contábil e que tudo era feito de forma manual, tudo, mais tudo mesmo, era na escrita. Quando as máquinas de escrever chegaram ao mercado todos se assustaram, e diziam que aquilo não iria ajudar e iria atrapalhar o serviço que todos já estavam acostumados a fazer. Muito pelo contrário as antigas maquinas de escrever foi um passo importante em nossa profissão, pois elas otimizou tempo na realização dos trabalhos que ora era realizado manual, e foi o inicio para o desenvolvimento de maquinas de escrever voltadas diretamente para o publico contábil, quem não lembra da famosa Audit, uma revolução para época, em que mais uma vez, os profissionais ficaram bastante assustados. Mas, acabaram se adaptando ao uso da mesma, para realização de seus trabalhos.
 
O tempo foi passando e chegou a era da "computação", nos idos dos anos 90, em que o escritório contábil que tinha um microcomputador naquela época denominado XT de tela verde ou laranja, em que rodavam-se os sistemas em disquetes, eram escritórios modernos, escritórios revolucionários, e os céticos da nossa profissão criticaram mais uma vez esse desenvolvimento, achando que a partir dali nossa profissão começaria a realmente deixar de existir. Ledo engano, mais uma vez o uso da tecnologia veio para nos auxiliar e ajudar no desenvolvimento das tarefas.
 
Agora, estamos discutindo a Inteligencia Artificial, que na minha opinião, não tem nada de novo, apenas um aperfeiçoamento daquilo que ao longo de séculos foi desenvolvido e vem sendo aperfeiçoado. Não podemos achar que esse aperfeiçoamento do uso da tecnologia poderá afetar nossa profissão. Para entendermos o termo Inteligencia Artificial, irei transcrever um conceito que achei bastante interessante do Tiago Magnus, CEO Fundador do Site Transformação Digital, em que ele cita, em seu artigo "Entenda o que é inteligência artificial e como ela pode mudar tudo o que conhecemos", o conceito é o seguinte: " Inteligencia Artificial é um ramo da informática que visa criar máquinas inteligentes..." e ainda prossegue :" Resumindo uma máquina programada para utilizar a inteligencia artificial tem a capacidade de decidir entre opções pré estabelecidas qual é a melhor. Isso é feito com base em banco de dados que são constantemente abastecidos por novas informações pelo próprio sistema...".
 
Achei essa definição do Tiago Magnus excelente, em que demonstra exatamente o que venho falando, que nossa profissão não está ameaçada pela inteligencia artificial, muito menos ela se extinguirá até 2025. Seremos peça importante no desenvolvimento dessas ferramentas de inteligencia artificial, onde nosso conhecimento, nosso feeling, nosso feedback, não será deixado de lado, seremos muito mais consultores contábeis, por isso nasceu o termo contabilidade consultiva, do que meros fazedores e corretores de guias de tributos. Seremos mais requisitados pelas empresas para tomada de decisões. Psicologicamente o ser humano ele tem medo do desconhecido, por isso se coloca na defensiva, é o caso de muitos profissionais que estão apavorados com essas noticias, mais para esses profissionais tenho um conselho, procurem estudar o assunto, procurem se atualizar do que anda acontecendo no nosso meio e no meio tecnológico voltado para nossa profissão, que com certeza mudarão de opinião. 
 
Há alguns anos temos um órgão público, que vem trabalhando e aperfeiçoando o uso dessa ferramenta denominada Inteligencia Artificial, que é a Receita Federal no Brasil, isto estou falando no nosso país, porque em outros, isso acontece há algum tempo. A RFB usa essa ferramenta para cruzar dados de seus diversos subsistemas e emitir um único relatório, coisa que seria impossível num curto prazo de tempo um ser humano realizar tal trabalho, onde este relatório será auditado, revisionando e chancelado por um Auditor Fiscal. 
 
Utilizei essa comparação para demonstrar que se o uso da inteligencia artificial veio para extinguir nossa profissão, ela já teria extinto o cargo de Auditor Fiscal, nos três poderes. Coisa que não ocorre. Não ocorre porque como citado antes somos peças fundamentais nesse aperfeiçoamento profissional, somos peças chaves. Eu vou além somos a profissão do futuro. Inteligencia Artificial e Contadores serão aliados no desenvolvimento das empresas, serão Órgãos vitais para o empreendedorismo da nova era digital.
 

Humar Souza

www.humarsouza.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.