x

Empresarial

4 Erros que você precisa evitar no marketing do seu Escritório de Contabilidade

Cada vez mais os contadores estão verificando importância e a necessidade de buscar inovação e de trabalhar muito bem o marketing do seu escritório de contabilidade, mas devem ter muito cuidado para não cometer esses erros e ter sucesso online.

26/09/2018 11:59:52

1.933 acessos

4 Erros que você precisa evitar no marketing do seu Escritório de Contabilidade

Cada vez mais os contadores estão verificando importância e a necessidade de buscar inovação e de trabalhar muito bem o marketing do seu escritório de contabilidade.

No entanto, além de postar conteúdos, é importante fazer um bom planejamento para que essas medidas sejam efetivas e alcancem o resultado esperado.

Essa questão precisa ser levada em consideração, principalmente, no marketing digital. Afinal, o principal objetivo é desenvolver a empresa, por meio da captação de novos clientes para o negócio, mas isso só é possível por meio de estratégias bem alinhadas.

Conforme destacado pelo especialista Fabio Ricotta, o comportamento da empresa diante do mercado de clientes precisa ser exemplar.

Diante dessa afirmação, nada melhor do que conhecer alguns possíveis erros de marketing para evitá-los, não é mesmo?

1 - Principal erro marketing do seu escritório de contabilidade: Negligenciar o SEO

Caso não conheça esse termo, a sigla é derivada do inglês, mais especificamente de Search Engine Optimization. Em português significa otimização para mecanismos de busca.

Esse é um conceito técnico do marketing e também é uma medida utilizada pelos buscadores como, por exemplo, o Google e o Bing.

Por meio das regras definidas pelo SEO, as ferramentas de buscas conseguem fazer o ranqueamento das páginas mais interessantes para apresentar ao usuário.

Ou seja, a não aplicação das normas que esse mecanismo possui leva a sites e demais páginas a não serem identificadas corretamente ou simplesmente são ignoradas.

Como consequência disso, não se consegue atingir o número de visualização desejado para a página. Quando falamos em marketing do seu escritório de contabilidade, nem sempre essa questão é devidamente ponderada e, portanto, leva a campanhas de publicidade falhas.

2 - Identidade visual

Ao contrário do que muitos pensam e acreditam, a identidade visual não está relacionada a ter apenas um logo bonito para apresentar aos clientes, mas muito pelo contrário.

O seu negócio precisa ter uma visão mais microscopia do mercado. Dessa forma, será mais fácil de se trabalhar para tornar a marca ainda mais forte no mercado.

Para que essa questão fique clara, é interessante você acompanhar as discussões dos itens destacados abaixo sobre o marketing do seu escritório de contabilidade:

  • Blog: caso ainda não tenha, sem dúvida, é interessante explorar a possibilidade de apresentar conteúdos interessantes para seus clientes, como artigos sobre gestão financeira e empresarial. Além de ajudar a melhorar a dinamicidade do negócio, também será uma oportunidade para aplicar as técnicas de SEO.
  • Redes sociais: marcar presença no meio digital também deve ser feito por escritórios contábeis. Cada vez mais exigentes, os clientes também avaliam a capacidade da empresa em lidar e se adaptar as novidades do mercado.
  • Site institucional: de certa forma, o blog é apenas uma subestrutura de um site. Na verdade, essa plataforma é que deve ser a principal forma de apresentação da empresa, mas que ao mesmo tempo é complementada pela a maneira com que o público-alvo é encarado por meio do blog.

A conclusão que se pode chegar dessas discussões de marketing para escritórios de contabilidade é de que a falta de desenvolvimento da identidade visual, pode estar levando o negócio a perder grandes oportunidades.

3 - Não investir em anúncios

Além de investir na produção de conteúdo como artigos, e-books e postagens nas redes sociais, é muito importante investir em anúncios para gerar tráfego para o seu site.

Isso é necessário em todas as fases, mas em especial quando seu escritório de contabilidade começar a fazer a divulgação online.

Por isso, sempre pense em utilizar uma parte do investimento mensal em marketing para ser utilizado no google adwords, no facebook ads e em outras formas de gerar tráfego pago.

4 - Inexistência de análise e planejamento

A princípio, o marketing digital pode até parecer não exigir planejamento. No entanto, conforme as análises sobre os resultados vão sendo feitas, é fácil perceber que os números ainda estão muito confusos e quase sempre sem direção.

Esse tipo de constatação apenas evidencia a necessidade de ter um plano de ação. Portanto, esse pode ser outro equívoco na hora de definir as estratégias de marketing para o seu escritório de contabilidade.

Trabalhar com essa questão envolve muito mais do que apenas ter uma mídia social. Ou seja, existe a necessidade de identificar realmente o perfil da empresa, do público e também dos seus concorrentes.

Com base nesses dados será mais fácil tomar partido do que realmente está acontecendo no mercado e, claro, tomar as decisões mais acertadas.

Na contabilidade, boa parte do fluxo de trabalho é baseado ou depende de muitas perspectivas burocráticas.

Tentar apresentar uma visão para os clientes de que a empresa se preocupa com as ferramentas digitais, reforça a ideia de preocupação em seguir as novas tecnologias que despontam no mercado.

Por isso, para começar a ter sucesso no marketing do seu escritório de contabilidade, fique atento aos pontos levantados para não cometer os mesmos equívocos de outros gestores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.