x

Empresarial

A Nova Mente do Empreendedor Contábil

O mercado contábil está se modificando rapidamente e o empresário contábil deve ter uma nova mentalidade se quiser se manter e prosperar nele.

27/09/2018 08:34:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Nova Mente do Empreendedor Contábil

A Nova Mente do Empreendedor Contábil

O mercado contábil está se modificando rapidamente e o empresário contábil deve ter uma nova mentalidade se quiser se manter e prosperar nele.

Na era Google ninguém mais procura por um serviço. A busca começa pela dor, e aquele que conseguir resolver da melhor forma conquista o cliente. Isso sem falar que temos as empresas de tecnologia reduzindo custos da regularidade empresarial com serviços online.

Existirão empresas contábeis que irão sobreviver a essa turbulência? Qual deverá ser o mindset do empresário contábil de sucesso nestes novos tempos?

Listamos 5 itens que para nós representa o que deve ser o Mindset do Contador Moderno, confira.

1. Estabeleça Fluxos de Trabalho que gerem valor ao cliente

Já se foi o tempo em que se bastava contratar bons profissionais para seu escritório de contabilidade. Hoje, se não houver um fluxo de trabalho desenhado e alinhado com toda a equipe de nada irá adiantar ter os melhores contabilistas.

Pelo contrário, um profissional altamente qualificado, se não se adequar a cultura da empresa contábil, trará mais problema do que solução

Nos últimos anos, tivemos a introdução das startups neste mercado, assim como em outros, trazendo consigo soluções mais produtivas e focadas no cliente.

Isso não é ruim não. É ótimo ter que repensar a atuação e focar nos clientes, além de ter que ganhar produtividade. Nosso mercado precisava desse chocalhão, afinal, não éramos nós que reclamávamos do apelido de “DARFeiros”?!

Recomendamos para você:  7 previsões que vão mudar o seu Escritório Contábil - Leia e faça o caminho do seu negócio

Bem, então a nossa resposta deve ser com fluxo de trabalho lean, com o envolvimento dos clientes para a geração de benefícios múltiplos.

Somente alinhando o trabalho com a equipe, gerando valor para o cliente é que conseguiremos aumentar a produtividade e nos mantermos no negócio.

2. Construa uma empresa valorizada pelos clientes

Há alguns anos atrás uma empresa contábil tradicional era valorizada pelos clientes pelo seu tempo no mercado. Nos tempos atuais, o tempo de mercado não dirá mais se a empresa conseguirá sobreviver a novos tempos e desafios.

Existem uma série de escritórios contábeis jovens que são reconhecidos pelo valor que de fato constroem para o empreendedor. Se sua empresa acredita que ficará no mercado somente por ser tradicional, naninanão!

Se você não evoluir, inovar e centrar seus serviços no cliente de contabilidade, você poderá perder muito espaço e vir a ter dificuldades nos próximos anos.

Se aproximar do mercado consumidor dos nossos serviços significa construir serviços que retornem benefícios e ajudem o empreendedor a crescer neste país altamente burocrático e não somente atender ao Governo.

Sei sei, conheço a rotina de um escritório e sei que não será fácil. Mas tendo isso em mente e trabalhando duro, sei que dá para mudar isso e construir um serviço valorizado!

3. Deixe de conquistar clientes somente pelo preço

A forma mais antiga de conquistar um cliente é baixar o preço ou ofertar um desconto. Mas pense, isso ocorre principalmente em mercados de commodities onde não há variação do serviço/produto entregue ao consumidor.

Recomendamos para você:  Como atualizar e motivar a equipe de trabalho

Felizmente o nosso mercado – o de contabilidade – não é mais um mercado commoditizado onde todos entregam o mesmo serviço/valor.

Portanto, você focar somente no preço será perigoso por dois motivos:

  • Pela geração de valor ao cliente que alguns escritórios contábeis estão realizando com alta produtividade, trazendo uma relação de custo-benefício maior comparado a serviços de baixíssimo custo. Portanto, mesmo com um valor menor do serviço, a equação custo benefício deve ser boa para ter aceitação no mercado.
  • Outro ponto é a tecnologia que tem sido introduzida para resolver o problema de regularidade das empresas. Como os custos de tecnologia tendem a zero, será difícil competir com ela para fazer o mesmo serviço sem algo que agregue valor a sua prestação.

Portanto, procure o equilíbrio adequado entre preço, custo/benefícios e o valor agregado dos seus serviços no escritório contábil.

4. Não culpe mercado, localização, concorrentes pelo insucesso

A pior forma de encarar um desafio é culpando os outros pelo seu insucesso. Você deve deixar essa mentalidade agora se quiser se manter no mercado.

Não é culpando outros itens que seus problemas serão resolvidos. Eles serão resolvidos com gestão, trabalho e muito suor. O mercado está aí e irá privilegiar os empresários que conseguirem enxergar as oportunidades corretas com a execução perfeita.

Existem muitos desafios a serem superados. Mas saiba entender o movimento que está ocorrendo e corrija sua estratégia se ela estiver errada.

Recomendamos para você:  Como reduzir a inadimplência dos clientes de um escritório contábil

Afinal, não dá mais para não cuidar da gestão do seu escritório. Pense nisso!

5. Não perca oportunidades por não ter serviços complementares de alto valor

Já falamos que a regularidade das empresas tende a ter um custo muito baixo com a introdução de tecnologia.

Os avanços da informática e da inteligência artificial acabarão com uma série de atividades manuais e sem valor, e profissões deixarão de existir.

E isso não é uma opinião minha, recentemente foi vinculado à revista The Economist uma matéria sobre profissões e probabilidades de deixarem de existir e estava lá a profissão contábil.

É claro que o que deixará de existir e a parte mais manual, a da execução dos registros. O contador como consultor não deixará de existir, portanto para avançar é preciso ter serviços complementares de alto valor em seu escritório.

O empresário no Brasil precisa de ajuda e o contador é o profissional de gestão mais próximo. Portanto, entenda os seus clientes e não perca oportunidade!

Conclusão

Se você tem percebido as mudanças do mercado contábil, saiba que elas serão maiores ainda daqui para frente. Novos escritórios, empresas de tecnologia e concorrentes estão chegando e acredite, há espaço para todos.

Porém, para que você continue o seu negócio contábil e tenha sucesso é necessário adotar uma nova mentalidade e adotando práticas de gestão antes não necessárias.

Pense nos itens descritos e evolua o seu negócio contábil.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.