x

Trabalhista

As 4 ENORMES diferenças entre as Auditorias Interna e Externa

A auditoria interna e externa (a avaliação externa oferecida de acordo com um conjunto de normas de auditoria geralmente aceitas) são atividades profissionais relacionadas, embora distintas. Nesse artigo iremos ver as 4 principais diferenças.

28/09/2018 08:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
As 4 ENORMES diferenças entre as Auditorias Interna e Externa

As 4 ENORMES diferenças entre as Auditorias Interna e Externa

O ano era 2006.

Estava em meu último ano da graduação em Ciências Contábeis quando descobri a área que gostaria de atuar depois de pegar o diploma: AUDITORIA.

Meu professor, Paulo César, um senhor de 50 e poucos anos, muito bem viajados, enchia nossas mentes com histórias sobre o mundo da Auditoria Externa.

Aeroportos, Cafés, Hotéis, etc., aquilo tudo fazia meus olhos brilharem imaginando como seria uma carreira bem sucedida nessa área, por mais que eu ainda não tivesse a mínima noção de como era tudo aquilo.

Pouco antes de nos formar, uma de minhas colegas candidatou-se ao processo de trainee da PRICE, uma das "BIG FOUR" empresas de auditoria do mundo.

O professor Paulo César conduzia nossa colega de como agir, se portar e o que falar em cada etapa do processo. Lembro dele orientando que na etapa de dinâmica de grupo ela contasse a história do fazendeiro pobre e sua vaquinha raquítica que dava o único sustento da família e fizesse uma analogia com a vida real (meu professor dizia que os recrutadores adoravam isso! Não sei se ainda funciona...rs).

Ela passou e foi selecionada!

Passou a faltar algumas aulas e isso começou a se tornar mais frequente por conta das inúmeras viagens a trabalho. Que bom que já era final de ano e depois era um abraço!

Alguns anos mais tarde, depois de ter atuado e viajado MUITO com auditoria externa também, me candidatei em um processo seletivo de uma indústria para atuar com Auditoria Interna.

Não conhecia direito como era a atividade, mas naquela altura eu sabia que viajava BEM MENOS.

Entrei para a empresa e aos poucos fui descobrindo que agora não iria mais auditar Contas Contábeis e sim processos, atividades, controles, etc.

Meu objeto de Auditoria não seria mais as empresas X, Y, Z clientes e sim a empresa em que eu mesmo trabalhava!

Depois de quase uma década trabalhando na área de Auditoria, tanto externa como interna, é até um tanto fácil entender as diferenças entre essas duas nobres e apaixonantes atividades.

Mas, e quem não trabalha? Quem acabou de iniciar em alguma delas? Quem é ainda um estudante?

 

Percebendo essa dificuldade por aí, nas conversas com as pessoas, nos feedbacks de quem segue meu trabalho, olhando as redes sociais, vídeos, fóruns, etc., resolvi escrever esse artigo para esclarecer de uma vez por todas as PRINCIPAIS diferenças entre as Auditorias.

Eu faço isso primeiro, porque gosto muito de compartilhar conteúdo e conhecimento, pois sempre têm alguém que vai aproveitar o que falamos. Segundo, faço isso porque quero contribuir com a sua carreira e a de outras pessoas, engrandecendo assim nossa área também!

Vamos lá?

Você vai entender a diferença entre a ADI e ADE em apenas 4 pontos:

1. Funções;

2. Independência;

3. Avaliação (Assurance)

4. Opinião

 FUNÇÕES

Quais são os objetivos de cada Auditoria? O que cada uma faz?

"Aqueles caras de terno que andam pelos corredores da minha empresa estão fazendo o quê?" ou "O que aquele pessoal faz naquela sala cheia de caixas de documentos?"

Se são perguntas que você ouviu ou já fez, está na hora de saber exatamente como trabalha cada um:

  • AUDITORIA INTERNA:

A Auditoria Interna busca oferecer avaliações, conhecimento e orientações das mais diversas sobre a eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controle.

Todo o conteúdo que a Auditoria Interna levantar será oferecido às partes interessadas INTERNAS (Administração, Comitê de Auditoria e Conselho).

  • AUDITORIA EXTERNA:

A Auditoria Externa por sua vez já busca oferecer uma opinião sobre a confiabilidade dos resultados financeiros reportados (balanços patrimoniais e demais relatórios).

A Auditoria Externa emite sua opinião para as partes interessadas EXTERNAS (Investidores, Credores, etc.)
INDEPENDÊNCIA

Esse é um dos pontos que mais causam dúvidas e confusões por parte das pessoas que não conhecem as duas auditorias.

Afinal, a quem que elas se reportam? Estão sujeitas a que regras?

  • AUDITORIA INTERNA:

Como a Auditoria Interna é um setor formado por profissionais da própria empresa, a independência significa que a Auditoria Interna não se reporta àqueles a quem ela está avaliando, colocando aí nesse barco funcionários operacionais, coordenadores, gerentes, diretores, CEO ou qualquer profissional que seja avaliado pela Auditoria.

Geralmente a Auditoria Interna se reportará à um Comitê de Auditoria, à Conselhos, Presidências, Superintendências, ou seja, o Alto Escalão da organização.

  • AUDITORIA EXTERNA:

Já na Auditoria Externa, que é realizada por firmas de serviços profissionais contratadas pelos clientes para realizar a auditoria dos seus relatórios financeiros, as firmas devem ser totalmente independentes destes clientes, não tendo nenhum tipo de relação que possa influenciar o seu trabalho.

Algumas coisas muito importantes são analisadas antes de assumir trabalhos de auditoria de determinado cliente, sendo questões como escopo dos serviços, histórico de trabalho, participações financeiras pessoais da equipe de trabalho, entre outras.


AVALIAÇÃO (
Assurance)

Outro fator que é muito "nebuloso" para quem não conhece as áreas é sobre como cada Auditoria faz suas avaliações para chegar em suas conclusões?

  • AUDITORIA INTERNA:

Bem, o Auditor Interno usa a sua expertise adquirida durante sua trajetória profissional e suas vivências para avaliar uma situação e chegar a uma conclusão. A força que vai ter a avaliação do Auditor Interno fornecida àquelas partes interessadas internas vai depender e muito da habilidade da auditoria interna de ser independente, objetiva e competente, e de oferecer resultados e conclusões confiáveis.

  • AUDITORIA EXTERNA:

No contexto da auditoria externa, os serviços de avaliação exigem a independência descrita anteriormente e definida de forma técnica, frequentemente por estatutos e regulamentos, como órgãos normatizadores de auditoria externa. Essa avaliação geralmente se aplica com a elaboração de um relatório formal com base nas normas de auditoria e é remetido às partes interessadas relatando sobre a confiabilidade de uma decisão administrativa ou resultado financeiro.
OPINIÃO

Chegamos na parte mais interessante e instigante do trabalho de ambas as auditorias que é a emissão de sua opinião.

Vamos lá:

  • AUDITORIA INTERNA:

Quando a Auditoria Interna utiliza esse termo, que é mais comum na Auditoria Externa, ela se refere a uma classificação, julgamento ou outra descrição dos resultados obtidos no trabalho e outras atividades para um intervalo específico de tempo.

É o resultado dos trabalhos sendo transmitido na forma de uma opinião do auditor.

  • AUDITORIA EXTERNA:

No contexto da auditoria externa, o termo opinião também tem uma definição técnica específica quanto aos serviços de avaliação a terceiros.

A forma que essa opinião deve ser elaborada e transmitida é especificada pelo estatuto e/ou regulamentos.

As normas de auditoria externa definem o trabalho necessário para embasar uma opinião e tais opiniões são um produto chave do trabalho de auditoria externa, do qual as partes interessadas externas dependem para investimentos, concessões de crédito e outras decisões.

Eu teria outros pontos de diferença entre as Auditorias para tratar aqui mas resolvi usar esses 4 que acredito ser os que possuem as MAIORES diferenças.

Espero que tenha ajudado de alguma forma no seu entendimento sobre a função e existência de cada tipo de Auditoria.

Se você têm colegas, parceiros, sócios, funcionários, alunos, clientes que também não entendem bem a diferença das Auditorias, compartilhe ou marque-os nesse Artigo para que também tirem suas dúvidas.



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.