Contábeis o portal da profissão contábil

11
Dec 2018
07:38

Empresarial

Se é estoque, é dinheiro, e tem que ser levado a sério

Neste breve e resumido material, iremos entender o real sentido e importância de ter uma boa gestão e controle de estoques.

03/10/2018 13:12

controle de

Conheça mais um pouco a respeito de seu estoque.

 

1 – O que é estoque?

O estoque é considerado um conjunto de produtos, sejam eles corpóreos ou incorpóreos. Tem os que são considerados “matéria prima”, outros podem ser utilizados para uso  da própria empresa, até os que podem ser utilizados para venda ou ou para produção de outros itens.

2 – Porque é importante planejar o estoque?

O que torna importante o planejamento do estoque é a intensão de garantir uma boa rotatividade, para que não falte ou sobre mercadorias/produtos. Desta forma não investindo mais do que o necessário, nem mantendo dinheiro preso em mercadoria. Um bom planejamento de estoque aumenta o fluxo de caixa operacional em disponível.

3 – Qual a relação entre estoque e o capital de giro da empresa?

Grande parte do capital de giro de uma empresa está investido no estoque, disto surge a relação com o capital de giro da empresa. É vendendo que se transforma em receita, que é dinheiro, que faz-se o lucro, e com o custo, volta-se a ser aplicado ao estoque e assim sucessivamente se repete.

4 -  Porque o gestor do estoque tem que conhecer o mercado em que atua?

Para que de uma melhor forma, seja possível estruturar a quantidade, o empresário deve ter noção do que é possível vender, quais as dificuldades, tempo de venda/revenda, prazo de pagamento, tudo isso e muito mais deve ser levado em conta para manter sempre a rotatividade. Por isso que é legal que o gestor, sempre estude o mercado que atua, avalie os concorrentes.

5 – Que consequências o estoque parado traz para a gestão financeira da empresa?

O estoque permanecendo “imóvel”, torna-se um investimento de menor rotatividade, consequentemente atrasa a movimentação de disponíveis, podendo levar em certos casos até a gerar prejuízos para a empresa por conta do atraso neste circulo.

 

6 – Sobre segurança do estoque.

A maioria das empresas que se preocupam com a segurança de seus estoques, rastreabilidade, vigilância, são as que mais se destacam no mercado, não que seja por obrigação e sim pela transmissão de credibilidade à seus clientes, além de que, segurança é fundamental para garantir agilidade e destaque diante da concorrência. Além desta questão de destaque diante do mercado, a segurança muitas vezes inibe a defasagem do estoque, como furtos, perecimentos por falta de cuidados, maus tratos, etc.

7 – O que é segurança física do estoque?

A segurança física do estoque, é posta em prática na climatização, iluminação, armazenagem, disponibilidade de prateleiras (caso necessário), equipamentos para remoção e locomoção dos itens, evitando assim avarias. Além, claro da vigilância  com câmeras, assim evitando furtos.

8 – Qual a relação que existe entre segurança patrimonial do estoque e controle do estoque?

Como comentado nos itens 6 e 7, esta questão patrimonial serve para manter todos os dados físicos atualizados e casados com os dados patrimoniais. Desta forma, enfatizamos que, o controle contra furtos se torna mais eficiente e eficaz, tanto para segurança dos funcionários corretos, quando para as finanças da empresa.

9 – Como deve ser feito o controle do estoque?

Bem, cada empresa tem seu segmento e deve portanto realizar o seu controle de modo que seja eficaz com suas necessidades, mas vale observar que o controle de estoque é uma ligação entre sistema e mão de obra humana, assim fazendo possível o armazenamento de dados em sistemas, e utilizando-se da conferencia humana, sempre que necessário/possível.

10 – O que é estoque de segurança e porque a empresa adota esse tipo de estoque?

É a quantidade que fica armazenada enquanto o fornecedor não repõe a mercadoria. Para garantir que sempre haverá mercadoria disponível a venda. Ou seja, um limite de mercadoria mínima, que deve ser respeitada, e ao ser atingida, deve-se realizar uma nova compra/pedido.

11 – Porque a empresa tem que ter o estoque reduzido?

Para facilitar o controle do estoque, e dependendo do produto, para que o mesmo não pereça. Mas não confunda estoque reduzido com pouca diversidade ou com falta de mercadoria. Deve ser mantido sempre uma quantidade que supra as necessidades de seus clientes.

12 – Qual a importância do treinamento para o pessoal que trabalha com o controle do estoque?

É extremamente importante para que o pessoal do operacional, que trabalha ligado diretamente ao estoque, saiba das regras de estocagem do material, mantendo sempre a segurança das operações, e por consequência maior controle organizacional e de quantidade.

13 – Qual a importância dessas informações sobre gestão de estoque para contabilidade?

Uma gestão de estoque de alto nível de confiabilidade é primordial para que a contabilidade apure os custos corretos, pois somente através de organização é que se alcança esse “patamar”. Para que seja alcançado tal “patamar”, é necessário fidedignidade nas informações das datas de aquisição, quantidades de entrada e saída, consumo, desperdício, e respectivas vendas.

 

É de extrema importância ressaltar que muitas empresas “fecham suas portas”, por conta da má gestão de seus estoques. Muitas delas acham que o estoque deve ser mantido sempre cheio, e extrapolam nas compras, assim ficando sem dinheiro em caixa; ou pensam o inverso, que devem mantê-lo sempre reduzido para evitar perdas, e assim acabam perdendo clientes ou  vendas.

Escrito por

Lucas Amorim Nóbrega

A contabilidade é a linguagem dos negócios. - Warren Buffett

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César