x

Empresarial

Como transformar uma empresa deficitária em lucrativa?

Informações para Gestão é o primeiro passo para uma empresa lucrativa.

05/10/2018 08:39:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como transformar uma empresa deficitária em lucrativa?

Como transformar uma empresa deficitária em lucrativa?

 

Não há gestão sem controles; isso é fato!!!

É comum ao realizarmos o diagnóstico de uma empresa, identificarmos gestores / empresários em situação relativamente tranquilos, pouco preocupados em identificar a razão da empresa estar em situação não tão confortável.

É natural que no decorrer das reuniões façamos inúmeros questionamentos para que possamos entender a forma como os gestores conduzem a empresa, e não é surpresa encontrarmos empresas sem qualquer tipo de controle e muitas vezes “controles” que não tenham qualquer tipo de utilidade, muitos realizados por osmose.

Administrar uma empresa vai além de comprar e vender, analisar as informações da empresa é uma atividade fundamental para sua sobrevivência e para que os números possam ser trabalhados e melhores resultados alcançados.

Muitas vezes os controles financeiros tem como foco apenas o Contas a Pagar e Contas a Receber, quando na realidade com a alimentação dessas informações podemos obter informações e relatórios que apresentam o Fluxo de Caixa e também a DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício) em meu conceito o demonstrativo da maior importância para qualquer gestor.

Por meio da DRE é possível comprarmos resultados de vários períodos e nele identificar se as ações implementadas surtiram ou não efeitos, além de muitas outras informações, como se a empresa é lucrativa ou gera periodicamente prejuízos.

Com informações seguras podemos traçar estratégias focando otimizar resultados, e isso requer: reduzir despesas, otimizar impostos, e definir metas possíveis de serem alcançadas e que atendam os objetivos da empresa.

É importante ressaltarmos que quando a empresa encontra-se com resultados deficitários (prejuízo) para que a mesma possa tornar-se lucrativa, a mesma deverá antes atingir seu Ponto de Equilíbrio, ou seja, devera chegar no “zero a zero”, para a partir daí passar a reportar resultados positivos.

O grande problema é que parte das empresas não tem se quer dados suficientes para poder gerar esse indicador também conhecido como: equilibrium point ou break even.

Nunca é tarde para gerar, com um bom planejamento e um plano de ação definido por profissionais tecnicamente qualificados, podemos com certeza reverter os resultados de sua empresa.

Valer Pensar!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.