x

Empresarial

Inventário Patrimonial deve ser realizado quando e em qual empresa?

Controle Patrimonial, ferramenta de gestão para qualquer empresa.

08/10/2018 09:11:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inventário Patrimonial deve ser realizado quando e em qual empresa?

Inventário Patrimonial deve ser realizado quando e em qual empresa?

 

Ter controles é uma necessidade de qualquer empresa, os controles vão desde comerciais, logística, financeiros, estoques e também patrimonial, entre outros.

O Ativo Patrimonial tem caráter imobilizado, e é classificado contabilmente no Balanço Patrimonial como Ativo Permanente, entretanto, a necessidade de ser controlado é fundamental para dar segurança a gestão.

Por meio de inventários ou levantamentos periódicos é com certeza possível manter esse patrimônio empresarial sob gestão, baseados em relatórios detalhados, acompanhados ou não de fotos para dar maior precisão.

Empresas com diversas unidades, deve ter o Controle Patrimonial controlado por Unidades de Negócios e Centro de Custos, os gestores (gerentes) das unidades devem periodicamente posicionar-se quanto a precisão dos Ativos, pois apesar de não terem caráter circulante compõem a riqueza da empresa.

Levantamentos específicos com informações detalhadas como: número do ativo, placa de identificação, Tag, Centro de Custos, responsável, descrição detalhada, numero de serie, modelo, fabricante, medidas, fotografia, entre outras informações, com certeza darão precisão a Controladoria de qualquer empresa.

Os inventários devem ser realizados periodicamente (semestralmente) com equipe orgânica (da própria empresa) e a cada 12 ou 24 meses por empresas especializadas para que o levantamento físico e a revisão de procedimentos seja realizada sem vícios e não seja tendencioso.

Vale pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.