x

Tributário

planejamento tributário

A elevada carga tributária brasileira é um fator preponderante para que as empresas procurem estruturar as suas finanças e planejem um futuro visando a continuidade do negócio. Para isso é positivo a utilização de um planejamento tributário.

17/10/2018 15:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
planejamento tributário

planejamento tributário

A elevada carga tributária brasileira é um fator preponderante para que as empresas procurem estruturar as suas finanças e planejem um futuro visando a continuidade do negócio. Para isso é positivo a utilização de um planejamento tributário, e assim fazer um paralelo entre seus custos e suas despesas, a fim de controlar o fluxo financeiro, visando a maximização dos resultados e a redução dos seus custos.

Na política tributária brasileira para os tributos federais, a legislação já define o regime de tributação para alguns segmentos empresarias, mas para a maioria dos contribuintes as formas de calcular os tributos federais ficam a critério de escolha de cada um, que na maioria das vezes desconhecem as vertentes que podem ajudá-los a manipular e praticar de forma licita, os cálculos tributários, pagando assim, menos impostos.

É de se considerar que, partindo do princípio que havendo uma mudança na forma de calcular os    impostos federais com a finalidade pagar menos impostos, o reflexo desse planejamento deve refletir no volume financeiro e econômico, ou seja, impactando no capital de giro, nos investimentos e logicamente no crescimento patrimonial da empresa.

As empresas que utilizam o planejamento tributário, conseguem visualizar e praticar de forma lícita compensações de alguns créditos tributários, se oportunizando de direitos garantidos pelo governo e disponíveis em seu benefício.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.