x

Tributário

Bonificação, Doação e Brindes

Principais diferenças entre bonificação, doação e brindes.

18/10/2018 13:06:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bonificação, Doação e Brindes

Bonificação, Doação e Brindes

Bonificação, Doação e Brindes

No presente texto, dissecarmos o tratamento tributário nas operações de bonificação, doação e brindes de mercadorias, referente ao ICMS no estado do CE.

Inicialmente faz necessário entender as principais diferenças entre as operações:

Bonificação: Ato ou efeito de bonificar, ou seja é uma remessa sem ônus de mercadoria a um determinado adquirente (Cliente) e consequentemente não gera receita para o remetente(Fornecedor). A mercadoria enviada em bonificação é decorrente do negócio da empresa.

Doação:  É uma transferência gratuita. Fundamentado no artigo 538 do Código Civil, doação é um contrato, em que uma pessoa, por liberalidade transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para outra, sem qualquer ônus para o doador.

O patrimônio transferido em doação pode ser oriundo de pessoa física ou pessoas jurídicas

Brinde: É ofertado pelo remetente(Fornecedor), não gera ônus ao adquirente (Cliente). O produto recebido como brinde por ser revendido pelo adquirente. É importante enfatizamos que o brinde não é objeto normal da atividade do contribuinte.

Tributação fundamentada no Art. 604, do RICMS CE

Bonificações, doações ou brindes são tributadas normalmente; quando for devida a incidência tanto a Fornecedor (Vendedor) e o Adquirente (Cliente) terão seus recolhimento e/ou créditos fundamentados na operação própria, ou seja, a incidência é baseada na mercadoria, fornecedor e cliente envolvidos no processo.  

Principais CFOPs

1910/2910: Entrada de bonificação, doação ou brinde

5910/6910: Remessa em bonificação, doação ou brinde

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.