x

Empresarial

Balanço Patrimonial deve ser utilizar para definir o valor de uma empresa?

A importância de técnicas que apresentam o real valor de uma empresa

22/10/2018 09:31:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Balanço Patrimonial deve ser utilizar para definir o valor de uma empresa?

Balanço Patrimonial deve ser utilizar para definir o valor de uma empresa?

 

Sou Contador e apesar de nos últimos anos atuar com foco em Consultoria e Assessoria Empresarial nas áreas de Controladoria, Administração e Finanças, sei da importância dos demonstrativos contábeis financeiros; sem dúvida alguma o Balanço Patrimonial, assim como a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e também o Fluxo de Caixa, são informes essenciais para que uma empresa possa ter o conceito de Gestão.

Cada qual dos demonstrativos acima tem sua importância na Gestão Empresarial, administrar com esse conjunto de informações com certeza trará mais segurança aos gestores.

Quando tratamos de definir ou conhecer o valor do negócio/empresa, não podemos simplesmente “achar” que a empresa tem como valor o Patrimônio Líquido, ou seja, um grupo de contas registrado no Balanço Patrimonial, que representa a participação dos sócios.

É comum ainda no meio empresarial, as informações do Balanço Patrimonial não representar em alguns grupos de contas os valores reais, em alguns casos como o Não Circulante, a falta de laudos onde o Impairment é calculado e também o Valor Justo não foi atualizado, quando falamos do grupo de Estoque o Impairment também deve ser aplicado e atualizado quando houver a necessidade.

Ainda assim, o Balanço Patrimonial é apresentado como uma fotografia o momento (data base) que representa e tem grande valor para analise quando comparamos com outro período e identificamos melhoras ou não na questão patrimonial.

Quando o objetivo é saber o real valor da empresa, a melhor ferramenta é sem dúvida o Valuation, essa técnica entre outras ferramentas, visa projetar a expectativa de resultado da empresa e trazê-los a Valor Presente (Fluxo de Caixa Descontado) além de outros métodos.

Muitas vezes o Balanço Patrimonial pode apresentar um Patrimônio Líquido com Lucro Acumulado altíssimo, entretanto, o cenário futuro aponta para uma forte queda nos resultados, podemos exemplificar com o mercado transformando cada vez mais produtos e serviços em commodities, com isso as margens tendem a cair, e o equilíbrio das contas se dá em função do aumento no volume de vendas.

Vale pensar!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

 

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.