x

Economia

Recuperação Judicial um recurso de alto custo com pouca eficiência!!!

(RJ) Recuperação Judicial deve ser trada como a ultima alternativa para a recuperação de uma empresa.

24/10/2018 09:59:34

1.059 acessos

Recuperação Judicial um recurso de alto custo com pouca eficiência!!!

 

Crises fazem parte do cotidiano do empresariado brasileiro.

É muito comum vivermos: planos econômicos, crises de gestão sejam em função da economia interna ou cambial, mudanças na legislação, entre outras.

A lição de casa fica para o empresário realizar e manter-se vivo a cada ação nociva como as citadas acima.

Um recurso disponibilizado por meio legal é a possibilidade da “RJ” ou Recuperação Judicial, lei essa que veio para substituir a lei das falências.

Esse mecanismo deve ser utilizado, porém, em razão de sua complexidade e do alto custo financeiro, estrategicamente deve ser deixado como ultima alternativa.

A OAB-RJ informa em um de seus artigos que apenas 1% das empresas que iniciam esse processo de recuperação judicial, conseguem se restabelecer após o processo. Muito pouco.

Com o diagnóstico empresarial em mãos os gestores da empresa, preferencialmente acompanhados de profissional (Consultor em Gestão Empresarial) devem definir o plano de ação detalhado, devem estar munidos de relatórios consistentes para que as decisões sejam tomadas com base concretas e o mais importante é que as decisões tomadas, sejam monitoradas e seus efeitos acompanhados e relatados, para que continuem ou não.

A reestruturação empresarial deve ser acionada imediatamente quando o assunto de Recuperação Judicial é levado em pauta para discussão na mesa com os gestores da empresa.

Esse caminho (Reestruturação Empresarial) é muitas vezes árduo, contraria os objetivos iniciais da empresa, porém, deve ser digerido com um passo para trás para que num futuro próximo dois passos possam ser dados a diante.

A reestruturação é conduzida de forma profissional, quando realizada por profissionais com experiência de mercado e principalmente sem “vícios” que possam gerar tendências na condução dos trabalhos.

Vale pensar!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.