x

Economia

Recuperação Judicial um recurso de alto custo com pouca eficiência!!!

(RJ) Recuperação Judicial deve ser trada como a ultima alternativa para a recuperação de uma empresa.

24/10/2018 09:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Recuperação Judicial um recurso de alto custo com pouca eficiência!!!

Recuperação Judicial um recurso de alto custo com pouca eficiência!!!

 

Crises fazem parte do cotidiano do empresariado brasileiro.

É muito comum vivermos: planos econômicos, crises de gestão sejam em função da economia interna ou cambial, mudanças na legislação, entre outras.

A lição de casa fica para o empresário realizar e manter-se vivo a cada ação nociva como as citadas acima.

Um recurso disponibilizado por meio legal é a possibilidade da “RJ” ou Recuperação Judicial, lei essa que veio para substituir a lei das falências.

Esse mecanismo deve ser utilizado, porém, em razão de sua complexidade e do alto custo financeiro, estrategicamente deve ser deixado como ultima alternativa.

A OAB-RJ informa em um de seus artigos que apenas 1% das empresas que iniciam esse processo de recuperação judicial, conseguem se restabelecer após o processo. Muito pouco.

Com o diagnóstico empresarial em mãos os gestores da empresa, preferencialmente acompanhados de profissional (Consultor em Gestão Empresarial) devem definir o plano de ação detalhado, devem estar munidos de relatórios consistentes para que as decisões sejam tomadas com base concretas e o mais importante é que as decisões tomadas, sejam monitoradas e seus efeitos acompanhados e relatados, para que continuem ou não.

A reestruturação empresarial deve ser acionada imediatamente quando o assunto de Recuperação Judicial é levado em pauta para discussão na mesa com os gestores da empresa.

Esse caminho (Reestruturação Empresarial) é muitas vezes árduo, contraria os objetivos iniciais da empresa, porém, deve ser digerido com um passo para trás para que num futuro próximo dois passos possam ser dados a diante.

A reestruturação é conduzida de forma profissional, quando realizada por profissionais com experiência de mercado e principalmente sem “vícios” que possam gerar tendências na condução dos trabalhos.

Vale pensar!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.