x

Empresarial

Inventário Físico - Imobilizado - Ativo Fixo

Gestão Patrimonial - a importância com o patrimônio da empresa

25/10/2018 09:16:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inventário Físico - Imobilizado - Ativo Fixo

Inventário Físico - Imobilizado - Ativo Fixo

 

Cada vez mais aumenta a preocupação dos gestores empresariais em manter ou criar controles patrimoniais que darão maior credibilidade a Gestão Empresarial.

O Controle Patrimonial tem como objetivo, catalogar detalhadamente todos os itens que compõem o Ativo Imobilizado, itens que atendem as regras contábeis com base nos CPC´s, além disso o controle pode se estender também para o controle físico, ou seja, itens que não tem a valorização baseada nas regras dos CPC´s, porem, a empresa deseja mantê-los sobre controle.

O Inventario Patrimonial é uma das ferramentas de grande importância para dar consistência ao Controle Patrimonial, pois, periodicamente quando é realizado, atualiza as informações confrontando o físico x contábil.

Para que o Controle possa ter grande eficiência, é muito importante que haja na empresa procedimentos de imobilização e controle, tais procedimentos são quase que comuns, entretanto, podem ser ajustados/personalizados quando a empresa requer tal características.

A fixação de placas de identificação com numeração sequencial, com códigos de barras e também o logotipo da empresa, darão maior eficiência ao controle; o detalhamento das informações inseridas no sistema ou mesmo em planilhas quando for o caso, trarão com certeza precisão na identificação dos bens catalogados que fazem ou farão parte do Controle Patrimonial.

Sem dúvida essa ferramenta também dará maior credibilidade as informações dos Demonstrativos Contábeis/Financeiros da empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.