MOMENTO CONTÁBEIS

Esocial para não optantes do Simples Nacional|Boletos vencidos pagos em qualquer banco|Aviso prévio

Contábeis o portal da profissão contábil

16
Nov 2018
16:30

Trabalhista

Conheça os impactos do eSocial na folha de pagamento da empresa

Desde antes da chegada do eSocial, a gestão da folha de pagamento é uma tarefa que tira o sono de muitas empresas brasileiras.

30/10/2018 09:22

1.315 acessos

eSocial Folha de Pagamento

Gerir a folha de pagamento dos colaboradores sempre foi uma tarefa que tirou o sono do empreendedor brasileiro. A quantidade de informações e a burocracia que envolve tal rotina onera excessivamente tanto a iniciativa privada quanto os órgãos públicos. Para tentar diminuir esse problema, o Governo Federal criou o eSocial.

O sistema unifica as informações que os empregadores e contadores precisam enviar ao Governo e, assim, facilitar a atuação dos órgãos fiscalizadores. Mas antes do sistema funcionar plenamente, o empreendedor precisa adaptar seus processos para declarar todas as informações corretamente e não ficar exposto a fiscalizações e penalidades por parte da Receita Federal e do Ministério do Trabalho.

Por isso, siga com a leitura deste artigo, pois nas próximas linhas vamos apresentar como sua empresa pode se adaptar ao eSocial e quais são os prazos para adequação.

Impactos do eSocial na folha de pagamento

Para iniciar o texto, vejamos que o eSocial altera não a legislação trabalhista, mas a forma de envio e fiscalização da folha de pagamento e rotinas trabalhistas:

Controle e cruzamento dos dados

Uma das funções do eSocial é facilitar a vida dos fiscais que, com a implementação do sistema, terão acesso a todas as informações, antes segmentadas em diversas plataformas, em um único ambiente digital. Assim, será mais fácil identificar inconsistências e irregularidades!

Portanto, com a chegada do eSocial, deve-se ter atenção redobrada às rotinas da folha de pagamento.

Alteração dos prazos para atualização

Hoje, as atualizações trabalhistas podem levar um longo período para serem registradas nos documentos oficiais. Com o eSocial, algumas atualizações poderão ser feitas imediatamente e, em alguns casos, até antes da ocorrência do fato.

Temos como exemplo a admissão de um funcionário, processo que hoje, em muitos casos, leva dias e até semanas para ser registrado. Já no eSocial, o cadastro inicial da admissão pode e deve ser enviado antes mesmo do início do vínculo empregatício.

Cronograma do eSocial para pequenas empresas

Para que todos os empresários se adaptem às mudanças, o Governo criou um calendário especial para as micro e pequenas empresas, com a implantação gradual do eSocial, que abrange todas as organizações privadas com faturamento entre 4,8 e 78 milhões por ano. A última versão do calendário, que já sofreu diversas alterações e adiamentos ao longo dos últimos meses, é a seguinte:

  • até setembro de 2018: todas as informações relativas à empresa e ao empregador devem estar no eSocial;
  • até outubro de 2018: as informações dos empregados, admissões, afastamentos e desligamentos precisam ser registradas;
  • até janeiro de 2019: os empregadores precisam cadastrar as folhas de pagamento;
  • até abril de 2019: as guias de informações à Previdência Social;
  • até janeiro de 2020: dados referentes à saúde e segurança do trabalhador devem estar no sistema.

Muitas mudanças, não é mesmo? Mas não se desespere: você pode contar com um profissional contábil para adaptar sua empresa a todas elas!

Gostou desse artigo? O eSocial na folha de pagamento é uma novidade que a médio prazo promete reduzir a burocracia e ampliar a segurança jurídica para os empresários. Mas, para se adequar, é preciso dedicação e atenção à folha de pagamento. Fique atento(a)!

Escrito por

Rodrigo Ferreira

Gerente de Atendimento e Marketing da Artdata Contábil, empresa de soluções contábeis, fiscal, societária, trabalhista e previdenciária com 30 anos de expertise construída no atendimento a empresas localizadas em mais de 60 cidades, 11 estados e 17 países. Conte com a gente e fique tranquilo. Inscreva-se na nossa newsletter para receber materiais e conteúdos exclusivos: www.artdatacontabil.com.br/blog

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César