x

Contábil

Depreciação Contábil - pode ser tratada como indedutível!!!

Depreciar o Ativo Imobilizado, sem o devido controle analítico, pode gerar a glosa por parte do Fisco. è preciso atenção a essa questão.

05/11/2018 08:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Depreciação Contábil - pode ser tratada como indedutível!!!

Depreciação Contábil - pode ser tratada como indedutível!!!

 

As empresas tributadas pelo Lucro Real tem como objetivo se beneficiar de todos os custos e despesas que acabam por originar para que se realize a operação de seu negócio.

Não é tão simples assim!

O fisco tem como regra aceitar custos e despesas desde que as origens sejam validadas, ou seja, hajam documentos comprobatórios que deem suporte aos devidos lançamentos; exemplificando: a compra de um item para consumo, e validada sua dedução desde que haja a Nota Fiscal, com o Ativo Imobilizado não é diferente, pelo contrário, ate mais complicado, pois o valor do credito com a depreciação deve ser controlado por meio do Controle Patrimonial.

Esse controle requer revisões e auditorias periódicas para que quando o mesmo for requisitado pelo fisco para ser aceito as despesas de depreciação (dedutíveis), possa ser apresentado de forma segura e consistente, não transparecendo ao Fisco fragilidades em seu controle.

O inventario patrimonial quando realizado periodicamente pela empresa, e tens seus ajustes realizados baseados nas conciliações quando agregadas ao serviço, traz grande eficiência a Gestão Empresarial.

Inventários Físicos realizados nos Ativos Imobilizados (Ativo Fixo) costumam ser de grande precisão quando são realizados por empresas independentes e especialistas no assunto, visto que as mesmas estarão livres de qualquer “vícios” que possam ser conduzidos quando realizados por equipe própria.

É de extrema importância esse controle principalmente para empresas que adicionam ao resultados valores representativos de depreciação.

Vale ficar atento!!!

 

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.