MOMENTO CONTÁBEIS

Esocial para não optantes do Simples Nacional|Boletos vencidos pagos em qualquer banco|Aviso prévio

Contábeis o portal da profissão contábil

16
Nov 2018
16:49

Contábil

Depreciação Contábil - pode ser tratada como indedutível!!!

Depreciar o Ativo Imobilizado, sem o devido controle analítico, pode gerar a glosa por parte do Fisco. è preciso atenção a essa questão.

05/11/2018 08:43

561 acessos

depreciação imobilizado

 

As empresas tributadas pelo Lucro Real tem como objetivo se beneficiar de todos os custos e despesas que acabam por originar para que se realize a operação de seu negócio.

Não é tão simples assim!

O fisco tem como regra aceitar custos e despesas desde que as origens sejam validadas, ou seja, hajam documentos comprobatórios que deem suporte aos devidos lançamentos; exemplificando: a compra de um item para consumo, e validada sua dedução desde que haja a Nota Fiscal, com o Ativo Imobilizado não é diferente, pelo contrário, ate mais complicado, pois o valor do credito com a depreciação deve ser controlado por meio do Controle Patrimonial.

Esse controle requer revisões e auditorias periódicas para que quando o mesmo for requisitado pelo fisco para ser aceito as despesas de depreciação (dedutíveis), possa ser apresentado de forma segura e consistente, não transparecendo ao Fisco fragilidades em seu controle.

O inventario patrimonial quando realizado periodicamente pela empresa, e tens seus ajustes realizados baseados nas conciliações quando agregadas ao serviço, traz grande eficiência a Gestão Empresarial.

Inventários Físicos realizados nos Ativos Imobilizados (Ativo Fixo) costumam ser de grande precisão quando são realizados por empresas independentes e especialistas no assunto, visto que as mesmas estarão livres de qualquer “vícios” que possam ser conduzidos quando realizados por equipe própria.

É de extrema importância esse controle principalmente para empresas que adicionam ao resultados valores representativos de depreciação.

Vale ficar atento!!!

 

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas, atendendo a Lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César