x

Empresarial

Estoque de Mercadoria

Controlar estoque é muito além de organizar um espaço físico.

08/11/2018 13:12:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Estoque de Mercadoria

Estoque de Mercadoria

Estamos próximo ao fechamento do exercício, momento ideal para os empresários realizar a validação e iniciar a apuração do estoque. Nas empresas industriais e/ou comerciais o estoque é um fator relevante, pois representa grande proporção no balanço patrimonial.

Visando um controle interno seguro e fundamentado nos critérios fiscais e contábeis, os estabelecimento necessitam implantar sistema para acompanhar as movimentações diárias, evitando incorreções que possam afetar os resultados do exercícios e os impostos incidentes aos resultados da empresa. Esse controle é essencial nas operações dos negócios, otimizar as estruturas da empresas, gera diversas vantagens e economias.

Definição de estoque

De acordo com Chiavenato (2005), estoque é a composição de materiais (matérias-primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, produtos acabados), que em determinado momento não é utilizado na empresa mas que será utilizado futuramente. Desta forma, o conceito de estoque inclui toda a variedade de materiais que empresa possui e utiliza no processo de produção de seus produtos e/ou serviços.

Finalidade do Estoque

Admite-se, desde Keynes, que os estoques têm três finalidades (Keynes, 1930):

1. Operação (transação)

2. Precaução (reserva)

3. Especulação (proteção financeira)

 

O controle e acompanhamento do estoque evita perdas de mercadorias, equilibra o fluxo de compras e vendas e consequentemente evita a estocagem desnecessárias.  Vale ressaltar que o estoque em excesso é custo financeiro e operacional para a empresa.

Métodos de avaliação do estoque:

Os contribuintes deverá utilizar-se dos registros dos estoque no final do exercício social, de acordo com o livro de inventário, para apurar o custo da matéria prima vendidas ou consumidas.

Os estoques poderão ser avaliados pelo custo médio de aquisição ou de produção, PESP e UESP.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.