x

Empresarial

Inventário Patrimonial - Imobilizado / Ativo Fixo

Cada vez mais aumenta a importância da Gestão Patrimonial - Ativo Imobilizado

19/11/2018 08:36:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inventário Patrimonial - Imobilizado / Ativo Fixo

Inventário Patrimonial - Imobilizado / Ativo Fixo

 

Diante da impossibilidade do aumento da carga tributaria por parte do governo, a tendência será sem duvida cobrar dos contribuintes o que diz a lei, com isso o fisco tende a minimizar a vista grossa que faz e deve com certeza passar a “policiar” de forma mais eficaz as informações relatadas pelas empresas.

A falta de um Controle Patrimonial por parte das empresas virou uma “zona de conforto” que pode estar com os dias contados, isso em razão do benefício que traz a depreciação dos ativos na apuração do IRPJ e CSLL.

A exigibilidade por parte do fisco de controles precisos trará com certeza uma corrida das empresas para ter demonstrativos que relatem de forma consistente os valores utilizados como redutores dos impostos a pagar ao fisco federal.

A depreciação contábil geralmente tem grande impacto na apuração dos impostos, entretanto para que tenha embasamento legal, é de extrema importância que haja o funcionamento do Controle Patrimonial, ou seja, os itens que mensalmente geram depreciação a ser contabilizada no resultado precisam estar controlados por meio da Gestão do ativo Imobilizado ou Ativo Fixo.

A identificação detalhada dos itens, por meio de placas de identificação, fotografias (preferencialmente digital), controles por centro de custos, entre outros, demonstra segurança para quem administra e mesmo para quem “fiscaliza”.

A realização de Inventários Físicos periódicos tem como objetivo dar maior credibilidade e mitigar erros ou possíveis desvios e vícios em controles.

Complementando todo o relato acima, há também a possibilidade da Avaliação Patrimonial, ferramenta muito utilizada em empresas que detém o controle patrimonial e necessitam que seja expresso o real valor de seu Patrimônio nos demonstrativos contábil/financeiro.

Todo esse mecanismo deve ser realizado em empresas de pequeno a grande porte, independente do volume de ativos.

É de extrema importância agregar mais essa ferramenta a gestão empresarial.

Vale ficar atento!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.