x

Empresarial

Cinco mitos sobre administração de conflitos

Conheça os 5 mitos da administração de conflitos

19/11/2018 15:38:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cinco mitos sobre administração de conflitos

Cinco mitos sobre administração de conflitos

Existem vários mitos sobre administração de conflitos que, em vez de auxiliar numa possível solução, causam grandes e desnecessários atrapalhos, dificultando ainda mais a resolução do problema. Mesmo quem atua nessa área pode, às vezes, deixar-se levar por esses conceitos equivocados. Eis os cinco principais mitos sobre administração de conflitos.

1- Todos os conflitos tem solução

Infelizmente não. As pessoas têm valores e percepções diferentes a respeito da mesma situação ou circunstância, e enxergam as coisas da sua própria maneira o que torna, às vezes, impossível uma solução aceitável. Mesmo assim, na maior parte das vezes, é possível administrar satisfatoriamente os conflitos, desde que sejam adotados os comportamentos e processos adequados a cada caso.

2- Os conflitos se resolvem sozinhos

É o mesmo que dizer que, se evitado, pode ser que o conflito desapareça automaticamente. Ocasionalmente questões de menor importância podem se resolver sozinhas, mas isso mui raramente ocorrerá.

A verdade é que quanto mais se espera para resolvê-lo, o conflito ganha corpo e torna-se cada vez mais difícil gerenciá-lo. Na maioria das vezes uma situação ou comportamento inadequado e impróprio, quando não confrontado, não mudará para melhor. Ao contrário, ele tenderá a piorar se não for identificado e tratado a tempo.

3- Numa empresa sólida e atuante não existem conflitos

Se for assim pode-se também afirmar que num casamento feliz jamais existem divergências entre o casal. A simples existência do conflito não é relevante, porque o ser humano é fortemente emocional e dotado de múltiplas aspirações e interesses, por isso as divergências, cedo ou tarde, acontecerão. A maneira como se lida com o conflito e é solucionado, é que mede o verdadeiro grau de competência do gestor. 

4- Depois de um conflito sempre haverá animosidade entre as partes envolvidas.

Pode acontecer. Entretanto, embora possa parecer contraditório, não raro o conflito pode ajudar a formar bons relacionamentos, mais adiante. Uma opinião ou impressão inicial negativa, poderão sofrer modificações após novas discussões e abordagens, determinando uma mudança em seu modo de ver o problema - por parte de ambos -, a ponto mesmo de chegar a fortalecer as relações entre as partes.

5- Num conflito sempre existirá um ganhador e um perdedor

Não necessariamente. Embora um ganha-perde possa realmente ocorrer tudo, no entanto, vai depender de como o caso é abordado e tratado, e das posições que cada lado assume. É possível administrar a maioria das divergências, pois existem inúmeros bons instrumentos e alternativas para lidar com confrontos e problemas satisfatoriamente.

Resumindo, existem duas perspectivas de como lidar com conflitos: a tradicional e a moderna.

Na visão tradicional, os conflitos: representam sempre um grande mal, devem ser prontamente abafados e eliminados, e são sempre causados por indivíduos problemáticos.

Na visão moderna, os conflitos: são inevitáveis - por serem resultado natural da convivência entre seres humanos -, frequentemente benéficos, e podem ser satisfatoriamente administrados na maioria das vezes.

Texto extraído e condensado do livro Administração de Conflitos,  de Ernesto Berg, Juruá Editora.

Por Ernesto Berg

 

Ernesto Berg: Consultor de empresas, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Curitiba e Brasília por 10 anos e Consultor Senior da Alexander Produfoot Company de São Paulo. É sócio-proprietário da Berg & Cia. empresa voltada para treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br  voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios.

Email: [email protected]  

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.