Contábeis o portal da profissão contábil

17
Dec 2018
10:28

Empresarial

Gestão Empresarial para Pequenas Empresas, a falta dessa ferramenta pode custar caro!!!

Consultoria e Assessoria Empresarial tendem a agregar Resultados!!!

26/11/2018 09:35

consultoria assessoria empresarial

 

É muito comum identificarmos pequenas e até mesmo médias empresas sendo “administradas” sem qualquer controle ou mesmo ferramenta de gestão. E como isso é possível?

As empresas são criadas oferecendo produtos e serviços que atendem as expectativas dos consumidores, a medida que a demanda aumenta, a estrutura acaba por acompanhar e os compromissos seguem a mesma tendência; é exatamente nesse momento que controles, mesmo que básicos sejam implementados, fugir das anotações em papeis ou mesmo planilhas que muitas vezes pouco agregam é essencial para que a empresa possa crescer sem comprometer sua existência.

É natural vermos empresas que ainda utilizam agendas para relacionar seu Contas a Pagar e Receber, que não tem qualquer tipo de controle do Fluxo de Caixa e nunca sequer ouviram falar de DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício), demonstrativo vital para qualquer empresa de qualquer porte ou segmento.

Tais controles para serem implantados requer conhecimento do fluxo de movimentação da empresa e do tipo de negócio para que a funcionalidade exista e ao final de períodos a empresa possa de forma profissional utilizar tais informações, sejam para corrigir processos, possíveis falhas, ou mesmo para fomentar ações positivas.

É recorrente nos serviços implementados o entusiasmo dos empresários/gestores com o volume de informações obtidas; poder comparar o período atual com o período anterior mostra aos gestores a eficácia ou não dos padrões seguidos e isso é fundamental para quem busca a cada dia otimizar os resultados.

Não há gestão sem acompanhamento dos Resultados.

Isso tem que ficar muito claro para qualquer empresário; temos um índice que é divulgado por órgãos governamentais (IBGE, Sebrae, entre outros) que a vida media de uma empresa não supera 2 anos de existência, esse triste indicador gera uma grade frustração aos empresários que que estão contidos nele diretamente ou mesmo indiretamente, pois geralmente são afetados com perdas em seus recebíveis.

O suporte a pequenos e médios empresários deve ser realizado por profissionais qualificados para que vícios ou mesmo informações incorretas não sejam implementadas e tratadas como certa ou mesmo sejam despercebidas no decorrer da “gestão”.

O Processo de Consultoria e Assessoria empresarial varia da necessidade de cada empresa ou empresário, podendo ser conduzida numa única visita/consulta ate um contrato por tempo indeterminado que pode ser continuado a medida que a empresa identifica que está sendo benéfico a ela.

Vale Pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas, atendendo a Lei 11638/07 e seus respectivos CPC´s); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César