x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Tributário

Como se Prevenir de Futuras Autuações dos Órgãos Fiscais nos Dias Atuais

Um profissional contábil é fundamental para realização de um planejamento estratégico assertivo e seguro que possibilite o diagnóstico preciso das operações ocorridas fim de prevenir passivos tributários e demais autuações de órgãos fiscais.

28/11/2018 17:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como se Prevenir de Futuras Autuações dos Órgãos Fiscais nos Dias Atuais

Como se Prevenir de Futuras Autuações dos Órgãos Fiscais nos Dias Atuais

Os órgãos fiscais têm utilizado da tecnologia como ferramenta gestão no cruzamento de dados, averiguação de inconsistência das obrigações acessórias e identificação sonegadores que fazem concorrência desleal não contribuindo com o sistema econômico.

O contador é a fonte de consulta principal para prevenção, consulta e planeamento estratégico para de manter um sistema de escrituração contábil uniforme aos atos e fatos administrativos financeiros. Essas informações devem ser precedida de planejamento e simulações com cada modalidade para assegurar a saúde financeira na era digital.

O reconhecimento da adesão do profissional especializado permite a construção de módulos de segurança no envio de informações aos órgãos competentes, independente do regime tributário pertencente, seja em sistema simples (MEI, ME, EPP e EIRELI) , ou mesmo aquelas que optem pelo Lucro Presumido e Lucro Real, para prevenir passivos tributários causados por irregularidades de qualquer origem, a saber:

 

a) Automatização das informações contábeis, financeiras e tributárias;

b) Prevenção de inconsistências cadastrais;

c) Identificação de falhas operacionais;

d) Auditoria dos processos;

e) Cruzamento de obrigações acessórias;

f) Conciliação entre relatórios gerenciais e obrigações acessórias;

g) Validação das obrigações principais e acessórias;

 

Esses módulos de segurança são fundamentais para realização de um planejamento estratégico assertivo, onde possibilita o diagnóstico dos diversos processos e operações ocorridas no seu negócio a fim de evitar surpresas desagradáveis, bem como viabiliza um canal de comunicação ágil e efetivo.

Muitas são as razões invocadas para justificar a decisão de se ter um contador para prevenção de autuações fiscais nas empresas. O resultado dessa decisão é aplicação um conjunto de técnicas, que identificam, aperfeiçoam, e revestem todos os processos de formalidades extrínsecas e intrínsecas, observando os diversos atos e fatos que coadunam com a legalidade dos seus órgãos fiscalizadores, uma vez que estão cada vez mais utilizando as informações virtuais para aferir e avaliar as informações, resultando em pareceres e autuações fiscais que refletem a performace econômico financeira e fiscal do seu negócio.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.