Contábeis o portal da profissão contábil

12
Dec 2018
17:57

Carreira

Desruptividade Profissional - Você agrega valor na tua empresa?

A disruptividade está ocorrendo em diversos setores da sociedade, mudando diversos padrões de conduta, consumo e a maneira como as pessoas vivem e se relacionam.

04/12/2018 13:44

disruptividade tecnologia

Hordiernamente, a palavra de ordem é “disruptividade”. Na prática, significa rompimento, separação de algo. A palavra está associada principalmente às questões tecnológicas por meio da expressão “tecnologia disruptiva”. A disruptividade está ocorrendo em diversos setores da sociedade, mudando padrões de conduta, consumo e a maneira como as pessoas vivem e se relacionam. Quem nunca ouviu falar de alguma tecnologia disruptiva?

Pois bem, agora alguém já parou para pensar como podemos implementar a disruptividade em nosso cotidiano profissional? Como sermos profissionais capazes de romper com algo que, como diz o jargão, “sempre foi feito assim”? Como implantar uma conduta disruptiva? São muitas perguntas que, talvez, ainda não nos fizemos, mas com isso, acabamos ficando reféns do rolo compressor disruptivo causado, no presente, principalmente, pela tecnologia. Isso vale para todas as áreas profissionais.

No entanto, alguém pode se perguntar: Se não sou da área de Tecnologia da Informação (TI), como posso fazer algo que possa ser disruptivo? Bom, primeiro você pode olhar ao seu redor e verificar de que forma a tecnologia está afetando teu ambiente profissional. Tente descobrir se existe algo que você faz hoje, mas que em outros lugares, máquinas estão fazendo.

Nesse caso, você deve repensar, por meio de suas atividades, como elas poderão ser desempenhadas de maneira que possam agregar valor. Não que elas não agreguem valor neste momento, mas é preciso fazer o que máquinas não fazem. Digo isso, em função da maioria das tecnologias disruptivas não criarem nada novo, em virtude de, na maioria das vezes, fazerem o que já existe, porém, de maneira diferente.

Perceba que máquinas, ainda não pensam, elas simplesmente, fazem tarefas repetitivas, pré-determinadas. Então, temos que agregar valor por meio do pensamento, da reestruturação das atividades, com foco no resultado, na competitividade, usando inclusive, recursos tecnológicos para isso. Desta maneira, a disruptividade na sua área obrigará, talvez, que novas funções possam surgir, em contrapartida de outras que, possivelmente, sucumbirão. Logo, a palavra de ordem é agregar.

Por isso veja, se você não é da área de TI, comece, imediatamente, a pensar como você pode agregar valor na sua atividade. Nesse momento, você estará sendo disruptivo, visto que poucos o estão fazendo agora. Todavia, agregar poderá exigir de você aperfeiçoamento profissional, dedicação, mudança de cultura pessoal, definição de prioridades e, principalmente, vontade. Lembram do que falei no início sobre não criar nada, mas fazer diferente? Assim sendo, pare e pense: você agrega valor na tua empresa?

 

José Carlos de Jesus – Bacharel em Ciências Contábeis, MBA Gestão Tributária, Blogueiro do Portal www.contabilidadeagora.blogspot.com.br .

Escrito por

José Carlos de Jesus

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César